A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana, por meio da Gerência de Planejamento Controle e Fiscalização, deu início na manhã desta segunda-feira, (23/11), à Primeira etapa do Curso de Capacitação para multiplicadores em educação ambiental, direcionado aos fiscais da Urbana. O objetivo do Curso é orientar os fiscais sobre os resíduos urbanos, cuidados com o lixo e os impactos ambientais, deixando-os cientes da necessidade de trabalhar nas ruas a educação ambiental.

O evento foi aberto pelo Diretor Presidente da Urbana, Bosco Afonso, e contou com a participação do Presidente do Sindicato dos trabalhadores em Asseio, Conservação e Limpeza Urbana do RN (Sindilimp), Fernando Lucena.

“Agradeço à presença de todos e faço um apelo para que haja dedicação e comprometimento com o importante trabalho que vocês desempenham”. Ressaltou, Bosco Afonso.

Na ocasião, o Presidente do Sindilimp, Fernando Lucena, parabenizou o Diretor Presidente da Urbana pela participação no evento e falou da importância do comprometimento com o trabalho. “O fiscal é o ‘olho’ do Presidente, é preciso ter esse censo de compromisso e vestir a camisa da empresa”. Disse, Lucena.

Esta é a primeira etapa do curso que está dividido em três módulos. O primeiro, aborda os temas Resíduos Sólidos Urbanos, Impactos Ambientais, Saneamento Ambiental; nos próximos módulos os fiscais aprenderão sobre Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos e conhecerão as questões ligadas à legislação, o que diz a lei sobre o destino de pilhas e baterias, as recomendações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), entre outras.

Ao todo 82 fiscais serão capacitados. Sendo 42 nesta primeira turma em 23/11 e 24/11 e 40 fiscais na segunda turma, no dia 30/11. Para complementar a capacitação, os fiscais farão na próxima quarta-feira (25/11), uma visita ao aterro sanitário, localizado em Massaranduba, onde poderão ver de perto o destino dado ao nosso lixo e práticas de preservação ecologicamente corretas.

O curso de capacitação para multiplicadores em educação ambiental segue até amanhã, (24/11), durante todo o dia, no Auditório do Sindicato dos trabalhadores em Asseio, Conservação e Limpeza Urbana do RN (Sindilimp), na Rua Coemaçu, 1097, Quintas.



Segue abaixo programação do curso para esta terça-feira (24/11).

PROGRAMAÇÃO 24/11/2009

O curso é ministrado pela Bióloga e Gerente de Planejamento Controle e Fiscalização da Urbana, Ivanilde Ramos.

MANHÃ

08h00 – Poluição do Solo

- As principais origens e fontes de poluição

- Os efeitos

- Medidas para Solucionar o Problema


10h00 – Intervalo

10h15 – Vídeo/dinâmica

- Resíduos Sólidos Urbanos

- Geração de Resíduos


TARDE


14h00 – Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos

- Planejamento Administrativo

- Classificação dos Resíduos Sólidos Urbanos

- Etapas do Processo de Limpeza Pública

16h00 – Intervalo

- Atividade em grupo

- Avaliação do grupo