Na solenidade de formatura dos 12 mil alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na manhã deste sábado, 21, o secretário municipal de Educação, professor Elias Nunes, deu uma boa notícia à imprensa: a ampliação das escolas do município assistidas pelo programa, que a partir de agora chegará a 47 unidades de ensino da rede municipal.

A ampliação foi possível a partir da assinatura de um convênio pela prefeita Micarla de Sousa, durante a solenidade que foi realizada no Ginásio Humberto Nesi, Machadinho. Em setembro, outro convênio já havia ampliado de 14 para 37 escolas, e hoje mais dez unidades de ensino do município foram incluídas.

No programa realizado pela Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Educação dá apoio logístico, através, entre outros, do transporte para os instrutores, alunos (em ocasiões especiais como a solenidade) e camisetas. Na região Norte de Natal, 90% das escolas municipais são cobertas pelo programa. Na região Oeste, que têm um alto índice de criminalidade, notadamente relacionada às drogas, essa cobertura chega a mais de 70% das escolas municipais. “Com o convênio, estenderemos o benefício a muito mais jovens, para que possam se prevenir contra as ciladas dos traficantes e usuários e não enveredem por esse caminho sem volta”, disse Elias Nunes.

Emoção

Neste sábado o Machadinho estava lotado. Foram diplomados os estudantes de Natal e Parnamirim, das redes pública e privada, do estado e município. A festa começou com uma entrada triunfal dos instrutores do Proerd, que entoaram os hinos do programa acompanhados por um coro gigante de mais de 12 mil vozes. Com suas coreografias e palavras de ordem, os professores estimulavam os alunos, enquanto palhaços, bailarinas, e malabaristas do circo Grock coloriam ainda mais a festa.

“A paz começa com um sorriso”, disse a governadora Wilma de Faria, em alusão a um dos muitos cartazes com mensagens positivas espalhados no local. Depois do breve pronunciamento da governadora, os estudantes fizeram o juramento de que se manterão longe das drogas, atentos e vigilantes. O programa chega atualmente a 17 municípios e conta com 75 instrutores da PM, que têm uma companhia própria, de dedicação exclusiva ao Proerd. Após a solenidade, a banda Grafite e o Circo Grock fizeram suas apresentações.