A cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal subiu 0,11% nesta terceira semana de novembro, em relação à semana passada. Nas últimas quatro semanas a cesta básica acumula variação positiva de 0,48%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que era de R$ 313,88 na semana passada, subiu para R$ 314,23.
A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais quinze (15) subiram e vinte e cinco (25) sofreram redução.

A variação positiva da semana foi devido ao aumento médio de 1,16% nos produtos industrializados e semi-elaborados. Com efeito, dos vinte e um (21) itens que fazem parte desse grupo, onze (11) subiram, destacando o fubá pré-cozido (+7,2%), feijão carioquinha tipo 1 (+6,8%), carne bovina de 1ª – alcatra (+6,0%), carne bovina de 2ª – músculo (+5,0%), farinha de mandioca (+4,6%) e carne de sol de 1ª (+4,0%).

Por outro lado, os produtos de higiene e limpeza e os legumes, frutas e verduras registraram variações negativas (-0,40% e -9,68%).
Entre os produtos que apresentaram variação negativa destaque para a banana pacovã (caiu 29,5%), jerimum leite (-29,1%), repolho branco (-17,4%), tomate (-13,2%), alface (-12,7%), laranja pera (-10,7%), e ovos (-10,4%).

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal a cesta básica mais barata, era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 291,81), seguido pelas três lojas dos supermercados NORDESTÃO – CIDADE JARDIM, SALGADO FILHO e ZONA NORTE. A diferença entre o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 13,1% (equivalendo a R$ 38,23).

Nesta semana, a cesta básica estava 4,8% mais barata nos supermercados (R$ 306,80) do que nos hipermercados (R$ 321,66). Os hortifrútis estavam 23% mais baratos nos supermercados em comparação aos hipermercados.

Veja tabela