Os guardas municipais de Natal participam de um curso de capacitação profissional com o objetivo de melhorar o atendimento à população. Todo o efetivo da Guarda Municipal passará pelo curso, que foi iniciado no dia 26 de outubro e será concluído em 11 de dezembro. A capacitação faz parte do planejamento montado para a Guarda Municipal pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes).

A formação dos guardas integra o Projeto de Modernização da Guarda Municipal do Município do Natal e Desenvolvimento de Ações Sociais de Segurança Urbana. Essa capacitação havia sido acordada em um convênio firmado entre a Prefeitura de Natal e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“Essa parceria foi formada em 2007, mas só agora conseguimos realizar o treinamento, que tem como meta preparar os 540 homens da Guarda para uma boa prestação de segurança à população”, explicou o comandante da Guarda Municipal, João Giderlan Alves.

O curso de capacitação é dividido em três eixos. No primeiro eixo são dadas noções básicas de capacitação. O segundo oferece noções de turismo e segurança, com visita a pontos turísticos de Natal e oferta de curso básico de Inglês e Espanhol. O último eixo conta com aulas de tiro defensivo.

Para o soldado do Grupamento de Ação Ambiental, Roosevelt Machado, a capacitação ajudará no aperfeiçoamento das ações da Guarda. “Com a diversidade de cursos oferecidos, nós, profissionais de segurança, nos sentiremos mais seguros para realizar nossas funções”, disse.

Tiro Defensivo

Um dos treinamentos que a Guarda Municipal está participando é o Curso de Tiro Defensivo em Preservação da Vida. O instrutor Romildo Pires explicou que este curso segue o Método Giraldi, no qual os guardas estão sendo treinados a fazer uso das armas de forma defensiva. “O Método Giraldi consiste em um treino defensivo, ou seja, a arma é disparada com intuito de proteção. Nas duas semanas do curso, passamos técnicas de montagem das armas, as posições corretas de tiro, entre outras coisas”, informou.

Também integrante do Grupamento de Ação Ambiental, a guarda Keylle de Sousa, é uma das participantes do curso de Tiro Defensivo. Para ela, o treinamento irá ajudar nas ações da Guarda. “Essa é uma importante ação, pois vamos nos sentir mais confiante para trabalhar”, falou.