A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), finalizou esta semana a manutenção da iluminação pública em um dos principais corredores viários da cidade – a Avenida Afonso Pena. Todas as luminárias foram substituídas e novos pontos de luz foram implantados. Além disso, a potência das lâmpadas foi ampliada de 250 watts para 400 watts.

De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Thiago Trindade, o trabalho de melhoria da iluminação realizado na Avenida Afonso Pena é um compromisso da Semsur com o projeto Via Livre, realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

“A obra de iluminação faz parte do plano de urbanização para implantação do Via Livre nas principais avenidas da cidade. Contudo, mesmo que todas as adequações da parte da iluminação tenham sido feitas, o projeto ainda não tem previsão para começar a ser realizado no local. Mesmo assim, antecipamos esse compromisso”, disse Thiago Trindade.

Além dessas operações concentradas, a Semsur realiza diariamente a manutenção da iluminação pública em toda a capital, atendendo aos chamados da população e também com equipes em ronda por todos os bairros da cidade. “Para realizar um atendimento eficaz, trabalhamos com 12 equipes para corresponder à demanda da iluminação pública de Natal”, completa o adjunto.

As equipes são compostas por um eletricista e um motorista que manipula as escadas. Existem também três equipes de caminhão munck, com quatro profissionais cada para atender aos casos mais difíceis. Além disso, quatro motoqueiros fazem rondas nos bairros para identificar os pontos que precisam de reparos.

A população pode fazer denúncias de falta de iluminação ligando gratuitamente para o 0800-281-8980. O serviço funciona das 8h às 18h, sete dias por semana.

Via Livre

O projeto Via Livre tem a finalidade de disciplinar os estacionamentos para melhorar o fluxo de veículos em corredores viários de Natal. A iniciativa começou a ser executada em fevereiro deste ano. O projeto já é realidade nas avenidas Romualdo Galvão e São José. Nesses locais, o fluxo de trânsito melhorou consideravelmente, de acordo com estudos da Semob.