Nos dias 13, 14 e 15, Natal viveu uma grande efervescência cultural, promovida pelo Ministério da Cultura. O I Fórum Potiguar dos Pontos de Cultura teve a abertura no Liceu das Artes e contou com a participação dos representantes dos 53 pontos de cultura de todo o estado. Além disso, vários segmentos ligados à cultura no âmbito federal e estadual também estiveram presentes.
O presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte, Rodrigues Neto compôs a mesa de abertura juntamente com os representantes da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Juana Nunes e Eliete do Carmo Braga, além do Presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto e do representante estadual na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Teotônio Roque. Durante os três dias várias mesas de debates foram abertas, onde inúmeras autoridades ligadas a cultura discutiram a dinâmica a ser dada aos Pontos de Cultura enquanto Entidade Cultural. Também participou do evento, o Secretário Nacional de Cultura, Célio Turino, que acompanhou de perto todos os trabalhos desenvolvidos.
No último dia, o Fórum se juntou ao projeto Olhares na Praça, na Praça Augusto Severo, que teve como atração nacional Jorge Mautner, e atração local Donizete Lima, além de vários grupos de manifestações populares que fizeram apresentações para o público presente, como por exemplo o tradicional Boi Calemba de Mestre Eupídio, que juntamente com o presidente da Funcarte, Rodrigues Neto e o Secretário Nacional de Cultura, visitaram o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, onde foram recepcionados pela diretora da instituição e especialista em museus, Odinelha Targino.