A Prefeitura do Natal, por meio da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar (Alimentar), inicia na próxima quinta-feira, 17, o Projeto Horta Escolar. Resultado da parceria feita entre a Alimentar e a Secretaria Municipal de Educação (SME), o lançamento da primeira ação do projeto acontecerá no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Antônia Fernanda Jales no Bairro de Cidade Satélite às 8h00.

Na ocasião a Alimentar fará a entrega do Kit Horta composto por sementes (coentro, cebolinha, cebola branca, cenoura, couve folha, alface e tomate cereja), enxadas, carro-de-mão, regador, mangueira e adubo orgânico, além da presença dos técnicos agrícolas que darão todas as orientações necessárias para o plantio e a colheita das hortaliças.

Um dos principais objetivos do Projeto Horta Escolar é possibilitar aos alunos colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornando assim uma rotina para os alunos, professores e funcionários.

Além de conciliar teoria e prática, os produtos cultivados sem agrotóxicos com a ajuda dos alunos enriquecerão a merenda escolar. Serão trabalhados, ainda, valores a fim de que os educadores possam repassar conceitos que irão além da colheita de alimentos plantados pelos alunos. A proposta é também o plantio de valores que deverão permear a vida dos envolvidos.

"Conhecer a composição e a origem dos alimentos que serão consumidos pode fazer a diferença na vida das crianças e refletir nos hábitos de uma cultura mais cuidadosa", ressalta Valdir Trindade, Diretor Administrativo da Alimentar. A Empresa de Fomento e a Secretaria de Educação pretendem ampliar o Projeto levando para as outras zonas da capital Potiguar.