Cerca de 40 produtores da Região Metropolitana de Natal estão sendo esperados para participar nesta quarta-feira (11), da Feira da Agricultura Familiar, que será realizada pela Prefeitura Municipal do Natal, por meio da pela Empresa de Fomento e Segurança Alimentar (Alimentar) a partir das 7h, no Ponto Sete, em Ponta Negra. A promoção acontece em paralelo a um café da manhã que será oferecido a imprensa nacional e estrangeira como forma de boas vindas a todos que vão trabalhar na capital potiguar em função da Copa do Mundo da FIFA 2014.

A feira é a segunda a ser montada pela Alimentar que passará a ser realizada toda quarta-feira, no Ponto Sete, ofertando produtos como hortaliças, verduras, frutas, queijo, galinha e ovos caipiras, bolo, beju, tapioca, carnes de sol e de cordeiro, além de linguiça do sertão. O objetivo é levar a população produtos com alta qualidade e preços acessíveis, uma vez que os produtores oferecem as mercadorias de forma direta, sem a presença de atravessadores.

O Projeto Peixe Vivo, que tem a finalidade de proporcionar uma alternativa de alimentação saudável, também faz parte da feira. A ideia é oportunizar a população a escolha do pescado vivo da espécie Tilápia, que é armazenado em tanques com compressor de ar ao valor de dez reais o quilo. Desta forma, a prefeitura atende a um pedido da população de expandir a Feira da Agricultura Familiar de Natal, que já acontece desde agosto de 2013, toda sexta-feira, na Praça das Flores, para outros bairros da capital.

Com mais esta ação, a Alimentar fortalece as políticas públicas de segurança no setor de alimentação, viabilizando a presença dos agricultores capacitados no mercado local no eixo do programa da agricultura urbana e periurbana. O principal parceiro nesta ação é a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), que disponibilizará toda a estrutura de tendas e mesas, além dos banheiros químicos.

Durante o café da manhã, por sua vez, os jornalistas locais, nacionais e estrangeiros poderão degustar um cardápio com produtos regionais, típicos da caluniaria potiguar, como frutas, bolos, tapiocas e conhecer os sabores da terra. O Ponto Sete está localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, zona Sul de Natal.