A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), abrirá nesta segunda-feira, 9 de novembro, o galpão da decoração natalina para visitação da imprensa. A apresentação de parte das cinco mil novas peças em produção está marcada para as 10h. O artista plástico Zeca Zenner, responsável pela concepção da decoração do Natal em Natal, estará presente e poderá detalhar as informações sobre a concepção do projeto. A apresentação também contará com a participação do secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos, e do presidente da Funcarte, Rodrigues Neto. O galpão fica localizado na Rua Esplanada Silva Jardim, S/N – Ribeira (vizinho ao campo de futebol Senador João Câmara).

No conceito de decoração para o Natal em Natal, a proposta foi produzir elementos que se destaquem na cidade não só à noite, como também à luz do dia. Por isso, as peças agregam cores, desenhos e personagens que marcarão a decoração natalina na capital potiguar. Outro detalhe explorado pelo artista plástico é a alusão às características tropicais, à cultura nordestina e a religiosidade tão marcante nessa época do ano, aliadas aos principais símbolos do Natal.

Na entrada da cidade, próximo ao Pórtico dos Reis Magos, um túnel de fitas prateadas e um corredor com 50 anjos corneteiros, cada um com oito metros de altura, recepcionarão quem chega a Natal. Além dos novos elementos decorativos, cerca de quatro mil ornamentos de anos anteriores foram restaurados e reestilizados para que novas avenidas que ainda não tinham sido contempladas também possam receber os enfeites natalinos.

O projeto de decoração também inclui novos Reis Magos que medem 12 metros de altura cada, a serem instalados no viaduto de Ponta Negra e na Zona Norte, além da árvore de Natal em Mirassol que se manterá com os 126 metros de altura. Todos esses itens seguem a mesma proposta de oferecer uma decoração natalina diurna e noturna.

A produção e instalação das peças estão sendo realizadas pela empresa Enertec, contratada pela Prefeitura por meio de licitação. Para a execução do projeto Natal em Natal, o orçamento disponível é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

Sobre Zeca Zenner

Artista plástico nato e de talento indiscutível, Zeca Zenner é potiguar, nascido no município de Currais Novos, e está à frente do Grande Desfile do Natal Luz de Gramado há sete anos. Acompanhou Joãozinho Trinta no Ano do Brasil na França, participou de inúmeros desfiles de carnaval do grupo especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e atualmente se dedica a desfiles natalinos e a construções de parques temáticos, desenvolvendo ainda em menor proporção, projetos para eventos – Fenadoce – para empresas privadas e municípios brasileiros.