O secretário adjunto de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Uranismo (Semurb), Ariosto Costa, ministrou palestra na tarde de sábado (7), sobre “Os impactos ambientais causados pelo crescimento urbano de Natal”, na Faculdade de Excelência Educacional do RN (Fatern-Gama Filho). O ciclo de debates faz parte da programação da III Semana de Publicidade e Propaganda, cujo tema foi Comunicação, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Além disso, falou sobre o programa Publicidade Legal e Adote o Verde.

O evento que aconteceu no auditório da faculdade contou a participação de professores e alunos, e teve como objetivo abrir espaço para a discussão do tema pela comunidade acadêmica e desenvolver um “pensamento verde”. De acordo com Ariosto Costa, o desenvolvimento urbano da cidade não pode parar, mas este crescimento deve ser ordenado e de maneira sustentável. “Quando falamos em meio ambiente devemos pensar no futuro”, afirma.

A programação também teve a participação do profissional de Relações Públicas da marca Petrobrás no Estado, Valdyr Negreiros, que falou um pouco sobre a história da propaganda no Brasil e como esta sendo vista a evolução ambiental dentro da área. Segundo ele, não se concebe a propaganda hoje, sem estarmos ligados aos cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade, diz.

Os estudantes conheceram um pouco mais sobre espaço urbano e quais os condicionantes para o seu crescimento; o que é impacto ambiental e quais os existentes em Natal; o que é Plano Diretor de uma cidade e que deve existir um equilíbrio entre a urbanização (crescimento da população) e a infra-estrutura (saneamento, transporte, habitação, segurança).

Ao final, foram abertas as discussões onde os alunos abordaram os temas: Copa Natal 2014, saneamento, desmatamento, compensação ambiental, energias renováveis e políticas públicas para a preservação da natureza. Para a coordenadora do curso, Maria Cristina Pavarini, “Os estudantes precisam desde já, ter consciência da importância da publicidade, mas também das conseqüências de uma campanha publicitária. Chamar a atenção para a responsabilidade ambiental e do exercício da profissão”, explica.