A quinta etapa do "Saúde e Educação: uma parceria que dá certo," será realizada na próxima terça-feira (12) na Escola Estadual Jorge Fernandes localizada na Rua Cristal de Rocha em Potilândia, zona sul da capital.
O projeto, elaborado pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mirassol tem como objetivo trabalhar a promoção da saúde e prevenção de doenças nas escolas da área de sua abrangência.
Neste ano, o evento contará com a participação do Núcleo de Entomologia (NERN) da Secretaria de Estado da saúde Pública (Sesap). "Os alunos terão oportunidade de obter orientações sobre doenças de chagas, dengue, esquistossomose (barriga d'água) e animais peçonhentos, escorpiões, por exemplo," esclareceu Lúcia Abrantes, bióloga coordenadora do NERN.
Assuntos diversos serão abordados, como responsabilidade sexual, verminoses, hanseníase, palestras sobre saúde bucal, aplicação de flúor, cultivo de hortaliças domésticas, escolar e comunitária, atividades de verificação de pressão arterial, vacinação antitetânica e hepatite B, além de informações sobre alimentação saudável. Na área da psicologia, o tema será "comportamento nos relacionamentos".
Para essas ações que serão desenvolvidas simultaneamente nas salas de aula, a partir das 8h, também estarão colaborando estagiários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Potiguar (UnP), equipe das Drogarias Amadeus e pessoas voluntárias "amigas" da Unidade Básica de Saúde de Mirassol.
O encerramento das atividades está programado para meio dia e segundo Márcia Barreto, diretora da UBS Mirassol ações dessa natureza "despertam nos alunos, educadores e pais, interesses para conhecimento e prevenção das doenças mais comuns na nossa região".