Prefeitura do Natal, apor meio da Funcarte, assinou o tombamento de prédio histórico do “Pós Segunda Guerra” por seu valor histórico, artístico, arquitetônico e cultural

No próximo domingo (20), o Clube de Radioamadores de Natal e o Clube de Engenharia estarão organizando uma feijoada em comemoração ao tombamento do tradicional prédio que abriga o Clube de Radioamadores desde 1949. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Município pela portaria 50/2013 publicada no Diário Oficial do Município.

A portaria do tombamento foi assinada pelo presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, e embasado em laudos e pareceres técnicos diante do valor histórico, artístico, arquitetônico e cultural que a edificaçãorepresenta.

O Clube de Radioamadores e o Clube de Engenharia (que também ocupa em parceria o mesmo espaço da avenida Rodrigues Alves) estarão realizando a feijoada para agradecer a iniciativa da Prefeitura do Natal, por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

O tombamento afastou o fantasma da especulação imobiliária em torno do imóvel e resgata a história de uma das construções que foi influenciada pela presença das tropas norte-americanas em Natal durante a Segunda Guerra.

O prédio foi construído em 1949, no período pós-Segunda Guerra Mundial. Segundo os laudos e pareceres, o casarão tem estrutura semelhante às casas da Aeronáutica que existem até hoje em Parnamirim. O Clube de Radioamadores foi fundado em 1947.

Segundo o presidente do Clube de Radioamadores, Antônio Ferreira de Melo, o evento será para homenagear todos aqueles que lutaram e participaram do tombamento do histórico prédio e assim preservar a história de Natal. "O Clube de Radioamadores de Natal foi o primeiro a ser tombado no Brasil e isso é um fato que muito nos orgulha e vamos agradecer a todos aqueles que se empenharam e tiveram sensibilidade da causa, o prefeito Carlos Eduardo, o presidente da Funcarte Dácio Galvão e todos aqueles que foram importantes neste movimento e também a esta nova etapa que o Radioamadores vive em parceria com o Clube de Engenharia”, disse.