Representantes da Prefeitura de Natal receberam na tarde desta sexta-feira (11) empresários e lojistas sediados nas vizinhanças do estádio Arena das Dunas para compartilhar informações sobre as obras de mobilidade urbana e as intervenções no trânsito programadas para a região. Os integrantes do Município tranquilizaram a todos de que a execução do projeto de reestruturação será feita assegurando o acesso aos imóveis da área, inclusive com a liberação parcial da avenida Prudente de Morais no trecho entre a avenida Lima e Silva e a rua Raimundo Chaves. O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) sob a coordenação do secretário-adjunto de Planejamento Instrumental, Alexandre Duarte, e contou com a participação de membros das secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e de Mobilidade Urbana (Semob), além do promotor de Defesa do Meio Ambiente, Márcio Diógenes.

A preocupação quanto a possíveis prejuízos para o comércio local, em função dos desvios de tráfego que as obras demandarão, levou os empresários a criar a Associação dos Lojistas e Empresários do Entorno do Estádio Arena das Dunas (ALEEAD) para representá-los nos contatos com a Prefeitura e com outras instituições envolvidas no projeto. O secretário-adjunto Alexandre Duarte deixou claro que não dispunha de todas as respostas para as questões apresentadas, já que alguns pontos do projeto ainda estão sendo definidos. Porém, ele garantiu que o diálogo está “permanentemente aberto” com todos os segmentos, na busca da construção de soluções consensuais de forma a minimizar os impactos decorrentes das obras que envolvem a construção de viadutos, túneis e galerias, entre outros equipamentos urbanos. A conclusão do projeto está prevista para maio do ano que vem.

Duarte antecipou que o início das obras está agendado para a segunda quinzena deste mês e que, antes disso, em data a ser definida, a Semob concederá uma entrevista coletiva à imprensa para informar à população as interdições e desvios de tráfego de veículos que serão feitos nas vias localizadas no entorno da Arena das Dunas. O secretário adiantou ainda que até o final de dezembro as obras não causarão maiores transtornos.

Uma proposta apresentada na reunião e acatada prontamente pelos membros da Prefeitura é a criação de uma comissão a ser formada por representantes dos órgãos municipais, da própria associação dos empresários e da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente para discutir as demandas surgidas ao longo da execução do projeto, assim como informar com antecedência as alterações impostas ao trânsito. Além desse canal de comunicação, a Prefeitura vai utilizar outros meios de comunicação, inclusive suas páginas na internet e seus perfis nas redes sociais, para manter a população informada sobre todos os passos das obras e das ações relacionadas a elas.