Propagar valores de uma convivência saudável que propiciem também uma cultura de paz. Este é o objetivo do Programa Justiça Escola que é realizado nas escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Natal, Secretaria Municipal de Educação (SME) e Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O Programa Justiça Escola utiliza a metodologia “O Caráter Conta” e é desenvolvido pelo município desde o ano de 2007, durante a primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo até os dias atuais. A ação está vinculada ao Setor de Articulação Escola e Comunidade do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da SME. Até o presente, participam 56 das 72 escolas que compõem a rede de ensino de Natal.

A diretora do DAE, Edna de Araújo Galvão, explica que o programa trabalha com seis valores que são simbolizados por cores. “Cada cor tem um valor que é correspondente e representam a sustentação ao caráter, por exemplo, a cor amarela representa o respeito; a vermelha, o zelo; a verde, a responsabilidade; a lilás, a cidadania; a laranja, a justiça; e a azul, a sinceridade. Os trabalhos são coordenados pelas professoras Francisca Peixoto, Luzia Valentim, Letícia Ferreira e Maria das Graças Silvestre.

Segundo Edna Araújo, as escolas que aderem ao Programa Justiça Escola passam a utilizar essa metodologia como parte do Projeto Pedagógico. “Em todas as disciplinas, nas práticas, no dia-a-dia, dando ênfase aos seis valores no âmbito da escola”. Ela conta que além de fazer parte do projeto pedagógico, a equipe do programa realiza oficinas com os alunos, com os profissionais da escola e com os pais dos alunos.

Com base nos princípios do referido programa, a Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão (zona norte), uma das 56 unidades de ensino integradas, realizou durante todo o dia desta quinta-feira (10), A Gincana do Bem 2013 visando comemorar os 15 anos da escola que foi criada no dia 25 de maio de 1998. “Nessa gincana, trabalhamos as tarefas realizadas com o conhecimento que os alunos têm da escola desde a sua criação até hoje”, acrescenta Edna Araújo.

O diretor Edson Lobato acrescenta que a Escola José Frazão desenvolve esse programa desde o ano de 2010. “Como é um programa que trabalha com valores, ele reforça toda a necessidade de estar sempre não só vendo as disciplinas tradicionais, mas também a ética, o zelo, a responsabilidade, o senso de justiça, entre outros, que são os pilares para a sociedade”.

Na opinião de Natália Pereira de Oliveira, 10 anos, uma das participantes da gincana, revelou, na ocasião, que o programa é de grande importância para todos os alunos da escola. “Eu mesma, adquiri mais conhecimento pelo modo de ensino que faz com que a gente passe a ter responsabilidade, respeito com o outro e zelo com a escola”.

A gincana contou com atividades de Grito de Paz, homenagens a família, a um funcionário da escola e aos personagens que tiveram relevante importância para a humanidade: Madre Tereza de Calcutá, João Paulo II e Nélson Mandela. Também fizeram parte da programação, um tapete confeccionado pelos alunos com material reciclado, cortejo de entrada, arrecadação de alimentos e provas surpresas de brincadeiras. O vencedor da gincana vai receber uma placa e um passeio especial no final do ano.