Mais uma oportunidade para divulgar e comercializar o trabalho de dezenas de artesões e grupos de economia solidária da capital. É desta forma que Secretaria do Trabalho e Assistência social de Natal (Semtas) entende a realização da 12º edição da Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte (Fecern).

Os estandes, locomoção e toda estrutura necessária, para apresentação dos produtos foram disponibilizados pela Secretaria. A titular da pasta, Ilzamar Pereira, e a secretaria adjunta, Maria José de Medeiros visitaram o primeiro dia de evento para acompanhar a expectativa dos expositores.

“O aumento do lucro e geração de renda, por meio do trabalho, tem um impacto direto na qualidade de vida dessas pessoas. Por isso, o interesse da Secretaria em potencializar essas ações. Recentemente, também participamos da Feira Brasil Mostra Brasil e os resultados foram muito positivos, segundo relatos dos próprios artesãos”, destacou a secretária da Semtas, Ilzamar Pereira.

Todos os artesãos convidados para feira são cadastrados no Programa Municipal de Artesanato, o Artesanat, e participam de ações constantes de apoio e capacitações. A artesã Neuza Nascimento Silvino conta que suas bonecas de pano são presença frequente em todas as feiras realizadas na cidade, desde que tirou a carteira profissional do ofício, através da Semtas.

“Como não tenho custos com a exposição, posso vender as peças em preços mais baratos, e quem aproveita é o cliente. Na Feira Brasil Mostra Brasil vendi quase tudo e estou muito animada para a Fecern”, coloca Neuza Nascimento.

A artesã Tereza Cleide Galvão, que trabalha com bordados em artigos de mesa e banho, também destaca as vantagens da parceria firmada com a prefeitura para a inserção no mercado local. “Sempre sou chamada para participar de várias feiras. E, hoje, tenho muitos clientes que conheci nesses eventos e que fechei grandes encomendas”, comemora.

Bordados, crochê, pinturas e pedrarias são algumas das artes que podem ser encontradas na 12° edição da Fecern, que segue até o dia 6 de outubro, no Complexo Cultural do Natal, na Zona Norte. O horário de visitação do público é das 16h às 23h.