A Prefeitura do Natal está dando celeridade ao início das obras de mobilidade urbana previstas para a capital potiguar. Tanto que o prefeito Carlos Eduardo assinou na tarde desta terça-feira (10), em solenidade no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, a ordem de serviço do conjunto de obras de mobilidade urbana do Lote 02 da Copa do Mundo. Serão construídos no entorno do estádio Arena das Dunas cinco túneis e dois viadutos, um deles estaiado. As obras estão orçadas em R$ 222 milhões e ficarão a cargo do consórcio formado pelas empresas Queiroz Galvão/Ferreira Guedes. O prazo para a entrega das obras é o final de maio de 2014.

Serão feitas intervenções nos cruzamentos da rua Raimundo Chaves com a avenida Prudente de Morais (onde será construído um túnel), avenida Mor Gouveia com Prudente de Morais (construção de um túnel) e Prudente de Morais com Jerônimo Câmara (construção de um túnel). Será erguido, ainda, um viaduto estaiado no cruzamento da Prudente de Morais com a Lima e Silva, que também receberá um túnel. Outro túnel será construído no cruzamento da Lima e Silva com a Romualdo Galvão e, finalmente, um viaduto vai ligar a marginal da BR-101 com a pista expressa da rodovia.

Em seu pronunciamento, Carlos Eduardo fez um relato sobre a situação encontrada por ele ao assumir a administração da cidade no começo deste ano. Revelou que foi a Brasília conversar sobre as obras de mobilidade da matriz de responsabilidade do Município, e os órgãos do Governo Federal foram taxativos ao afirmar que Natal perderia todos os investimentos para a Copa do Mundo, por não ter iniciado nenhuma das obras previstas.

O prefeito pediu um voto de confiança, mostrando que a nova gestão tinha compromisso e responsabilidade, e que faria de tudo para garantir os recursos. Os apelos foram ouvidos e as obras mantidas. Com a sinalização positiva do Governo Federal, a equipe da Prefeitura correu contra o tempo para elaborar os projetos e executá-los, já que as outras cidades-sede do Mundial tiveram 53 meses para iniciar suas obras e a capital só teria 18 meses a partir do início da atual gestão.

Carlos Eduardo destacou que essa é a maior obra de mobilidade urbana da história da cidade, pois vai acabar com seis gargalos históricos do trânsito, permitindo uma maior fluidez para os veículos de transporte de massa e carros particulares. O chefe do Executivo municipal também disse que a ordem de serviço demorou a sair, pois os túneis do projeto inicial só permitiriam a passagem de apenas um carro, erro detectado e reparado pelos técnicos do Município. “Nesse projeto apresentado os túneis permitem a passagem de um caminhão e um carro grande sem prejuízo das calçadas”, explicou.

Essa foi a terceira das quatro obras de mobilidade urbana da matriz de responsabilidade da Prefeitura do Natal que recebeu a ordem de serviço. A construção do Túnel de Drenagem da Arena das Dunas, obra que vai solucionar o problema de 33 pontos de alagamento na zona Oeste, já foi iniciada. A ordem de serviço da obra que prevê a padronização de 55 quilômetros de calçadas, construção de 300 abrigos de passageiros de ônibus e plantio de seis mil árvores, também foi assinada, e a empresa responsável pelos serviços está instalando o canteiro de obras para iniciar os trabalhos.

A única obra que ainda aguarda a ordem de serviço é a que prevê a construção do primeiro binário da cidade, na avenida Capitão-Mor Gouveia, além da urbanização da avenida Felizardo Moura, com a colocação de piso de concreto, que é mais resistente à ação diária do tráfego de veículos leves e pesados. Já o piso das calçadas será do tipo intertravado. Segundo o prefeito Carlos Eduardo, essa ordem de serviço deverá ser expedida em 10 dias.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já está elaborando todo o plano de trânsito e transporte da região da Arena das Dunas para o período de execução das obras. As mudanças devem ser divulgadas nesta próxima quinta-feira (12). O prefeito Carlos Eduardo pediu a compreensão dos natalenses durante a execução dos serviços: “Teremos transtornos, sim, mas os benefícios serão muito maiores”.

Detalhamento das intervenções
Rua Raimundo Chaves com avenida Prudente de Morais - construção de túnel.
Avenida Capitão-Mor Gouveia com avenida Prudente de Morais - construção de túnel.
Avenida Prudente de Morais com avenida Jerônimo Câmara - construção de túnel.
Avenida Prudente de Morais com avenida Lima e Silva - construção de viaduto estaiado e túnel.
Avenida Lima e Silva com avenida Romualdo Galvão - construção de túnel.
Marginal da BR-101 com pista expressa da rodovia – construção de viaduto.