O Centro de controle de Zoonoses (CCZ) Natal da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado14, das 8h às17h, o Dia “D”de maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2013. A abertura será às 8h, na sede do CCZ com a participação de representantes da SMS. A vacina é indicada para animais a partir dos três meses de idade, não tem contra indicação e é gratuita.

Para esta campanha, a meta é vacinar 93. 668 animais, sendo 79.921 cães, e 13.228 gatos, nos cinco Distritos Sanitários, que estarão distribuídos nos 185 postos de vacinação, espalhado pela cidade.

Visando aumentar a cobertura vacinal de cães e gatos, a SMS disponibilizará de 95 mil doses de vacina e 900 profissionais envolvidos no Dia “D”, entre vacinadores, motoristas, técnicos de enfermagem (socorrista), médicos veterinários, biólogos e outros técnicos, contando com a colaboração da Polícia Militar, Marinha, Exército e os Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia.

Segundo o chefe do CCZ, Alessandre Tavares, é importante que a população leve seus cães ou gatos para vacinar, como forma de manter os animais saudáveis e evitar a contaminação das pessoas. Adiantou Alessandre, que mesmo após o encerramento da campanha, a vacinação continua com postos volantes, visitando os Distritos Sanitários e um posto fixo no CCZ, na zona norte.

O CCZ iniciou a campanha em 14 de agosto e segue até 14 de outubro. Com os postos volantes, foram vacinados, 5.256 animais, sendo 4.378 cães e 878 gatos nos últimos três meses.

O Centro de Controle de Zoonoses fica situado na Avenida das Fronteiras (vizinho a Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Dr. Leide Morais).

Combate à raiva

Nesta quarta-feira 11 de setembro, a partir das 13h30min, o CCZ realiza no auditório do IFRN Cidade Alta, o Fórum da Raiva. “O objetivo do Fórum é divulgar e discutir questões relacionadas ao combate à raiva”, explicou Alessandre.

O encontro reunirá profissionais do Hospital Giselda Trigueiro (de doenças infectocontagiosas) e demais profissionais ligados à temática.

Postos de vacinação disponíveis no sábado

Zona Norte

Zona Sul