A cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registrou redução média de 1,80% na última semana de julho, em relação à semana anterior. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que custava R$ 361,72 em 21/07/11, caiu para R$ 355,20 na última semana de julho.

Nos mercadinhos o custo da cesta básica é mais de dez reais (R$ 365,60) maior do que aquele constatado nas grandes redes (R$ 355,20), equivalendo a uma diferença de 2,93%.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais catorze (14) subiram e vinte e seis (26) sofreram redução.

A maior redução ocorreu nos produtos de higiene e limpeza (-5,25%, em média),seguido pelos produtos industrializados e semi-elaborados (-1,69%), e pelos legumes, frutas e verduras (-0,48%).

As maiores reduções na última semana de julho foram observadas no biscoito de maizena (caiu 9,6%), macarrão com sêmola (-9,3%), margarina vegetal de 250g (-8,4%), filé de merluza congelado (-7,7%) e frango congelado (-7,3%).

Por outro lado, dentre os produtos que apresentaram subiram na última semana de julho, destaque para o jerimum leite (subiu 9,7%), tomate (+6,1%), cebola pera (+4,9%) e batata comum (+3,7%).

NOS MERCADINHOS OS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E OS DE HIGIENE E LIMPEZA CUSTAM MAIS CAROS

Comparando os preços dos mercadinhos com os das grandes redes, nota-se que os produtos industrializados e semi-elaborados – além dos produtos de higiene e limpeza – custam mais caros nos mercadinhos. Apenas os hortifrútis saem mais em conta nos estabelecimentos de bairros. De modo geral, a cesta básica custa 2,93% mais caro nos mercadinhos.

A batata doce, por exemplo, é 58% mais cara nos supermercados do que nos mercadinhos (R$ 1,58/kg e R$ 1,00/kg, respectivamente). O mesmo acontece com a batata comum (+33,3%), tomate (+32,3%), cebola pera (+32,0%), chuchu (+31,4%) e macaxeira (+16,0%). A carne bovina de 1ª também é cerca de 15% mais cara nas grandes redes (média de R$ 18,89/kg, contra R$ 16,44/kg nos mercadinhos).

Foram pesquisados doze (12) mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Cidade Satélite, Planalto, Pajuçara, Panatis, Pirangi, Neópolis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro, Rocas, Alecrim e Dix-Sept Rosado).

CESTA BÁSICA REGISTRA QUEDA DE 5,0% EM 2011

Nos primeiros sete meses de 2011 a cesta básica pesquisada pelo PROCON NATAL nos supermercados e hipermercados registra variação acumulada negativa de 5,0%, causada pela redução média de 6,73% nos produtos industrializados e semi-elaborados, já que os produtos de higiene e limpeza subiram 7,64%, e os legumes, frutas e verduras subiram 5,6%. Nos mercadinhos a cesta básica também variou negativamente de janeiro a julho deste ano (-1,19%).

Considerando os últimos doze meses, o PROCON NATAL constata que a cesta básica acumula alta de 8,9%, e, a maior variação ocorreu nos legumes, frutas e verduras (+13,4%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, a cesta básica mais barata, na última semana de março, entre os supermercados e hipermercados, era a do EXTRA – Midway Mall (R$ 335,28). Entre os mercadinhos a cesta básica mais barata era a do BOM DIA SUPERMERCADOS – ALECRIM (R$ 335,63).

Comparando o custo médio da cesta básica nos três tipos de estabelecimentos, o PROCON NATAL conclui que a mais barata é a dos supermercados (R$ 349,33), seguido pelos hipermercados (R$ 360,10) e pelos mercadinhos (R$ 365,60).

Veja abaixo o gráfico do custo médio da cesta por tipo de estabelecimento e o custo médio da cesta básica nas doze lojas pesquisadas pelo PROCON NATAL.