O PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), da Prefeitura Municipal do Natal, divulgou hoje pesquisa de ovos de chocolate para a Páscoa, constatando aumento médio de 6,78% para os ovos e de 0,52% para as caixas de bombons em relação ao mesmo período de 2010.

A pesquisa foi realizada nos dias 30 e 31 de março de 2011 (quarta e quinta-feira) junto a vinte (20) estabelecimentos comerciais – supermercados, hipermercados, lojas-departamento e lojas especializadas – com o objetivo de orientar os consumidores em suas compras neste período, e também, para verificar possíveis diferenças de preços entre os estabelecimentos. Na próxima semana o PROCON NATAL estará divulgando uma segunda pesquisa – e depois uma terceira – como forma de acompanhar a tendência do mercado nestas semanas que antecedem a Páscoa. Ressalte-se que, em anos anteriores, à medida que vai se aproximando a Páscoa, os preços dos ovos de chocolate tendem a cair, devido ao grande número de “promoções”. Cabe ao consumidor decidir se compra agora, ou se espera mais alguns dias para observar o comportamento dos preços.

AUMENTOS CHEGAM A 20 %

O PROCON NATAL pesquisou cinquenta e três (53) tipos de ovos das marcas Garoto, Lacta e Nestlé e seis (6) tipos de caixas de bombons das marcas Lacta, Garoto, Nestlé e Arcor, em vinte (20) estabelecimentos (supermercados, hipermercados, lojas-departamento e lojas especializadas), sendo três lojas do Nordestão, duas do hipermercado Bompreço, duas lojas do Carrefour, duas lojas do Extra, supermercados Servebem, Comprebem e DaTerra, quatro Lojas Americanas, quatro lojas Docelândia.

OVOS
• Nestlé: aumento médio de 11,12%
• Garoto: aumento médio de 9,73%
• Lacta: aumento médio de 0,78%

CAIXAS DE BOMBONS
• Aumentos: Arcor 200g (+12,5%), Nestlé 400g (+7,19%), Lacta 193g (+4,09%).
• Reduções: Garoto Mix 300g (-6,1%), Garoto 400g (-4,69%) e Lacta 400g (-0,73%).

Comparando os preços de quarenta e seis (46) produtos que estavam disponíveis em 2010 e continuam à venda em 2011, constata-se que 80% subiram e 20% sofreram redução.

Os maiores aumentos foram observados no ovo da marca Nestlé nº. 23 750g Especialidades (subiu 20,7%), seguido pelo ovo Nestlé nº. 15 Classic 240g (+19,5%), ovo Nestlé nº. 23 700g Alpino (+17,1%), ovo Garoto nº. 23, 750g Classicos (+16,7%), caixa de bombons Arcor 200g (+12,5%), ovo Nestlé nº. 15 Galak 240g (+11,9%), ovo Nestlé nº. 15 Crunch 240g (+11,8%) e ovo Garoto nº. 20, 300g, Suberbaton (+11,8%).

Por outro lado, dentre os que apresentaram redução, destaque para a caixa de bombons Garoto Mix 300g (redução de 6,1%), caixa de bombons Garoto 400g (-4,7%), ovo Lacta nº. 20, 375g Ouro Branco (-4,5%) e ovo Lacta, nº. 21, 455g BIS (-4,5%).

O PROCON NATAL chama a atenção dos consumidores quanto ao tamanho e peso dos ovos de chocolate, pois a pesquisa constatou que alguns tipos de ovos tiveram seus pesos diminuídos, sem que isso significasse, necessariamente, uma redução proporcional nos preços. Na verdade, dos oito tipos de ovos que tiveram a gramatura reduzida (três da Garoto, quatro da Lacta e um da Nestlé), cinco tiveram seus preços aumentados e em três (da Lacta) houve redução de preço.

Os ovos que tiveram seus pesos alterados foram:

Garoto nº 12 – Baton, de 135g para 120g
Garoto nº 15 – Opereta, de 240g para 225g
Garoto nº 15 – Crocante, de 240g para 225g
Lacta nº 15 – Laka Ao Leite, de 200g para 196g
Lacta nº 15 – Confeti Mix, de 235g 220g
Lacta nº 20 – Sonho de Valsa com trufas, de 375g para 350g
Lacta nº 21 – sonho de Valsa ao leite, de 550g para 530g
Nestlé nº 21 – Classic ao leite, de 500g para 480g

• Estabelecimentos com maior variedade de produtos:
 Hiper Bompreço – Ponta Negra (dispunha de 96% dos itens pesquisados)
 Carrefour – Zona Sul (94%)
 Americanas – Centro (85%)
 Nordestão – Cidade Jardim (83%)
 Extra – Midway Mall (79%)
 Docelândia – Midway Mall (75%)

• Estabelecimentos com maior número de itens com preços mais baixos:
 Hiper Bompreço – Ponta Negra
 Hiper Bompreço – Lagoa Nova
 Carrefour – Zona Sul
 Nordestão – Cidade Jardim


DIFERENÇA DE PREÇOS CHEGA A 49%

Um dos objetivos da pesquisa de preços do PROCON NATAL é verificar as diferenças de preços entre os estabelecimentos, de modo a orientar o consumidor em suas compras. E constatou-se diferença que chegam a 49%, o que confirma a necessidade de pesquisar antes de comprar (ver tabela a seguir).

MAIORES DIFERENÇA DE PREÇOS – OVOS DE CHOCOLATE (30-31/03/11)

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento estão disponíveis na seção "Pesquisa de Preço" deste site.