Em audiência com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, ocorrida nesta última terça-feira (3), em Brasília, o prefeito Carlos Eduardo solicitou a liberação de recursos para projetos de infraestrutura urbana em Natal. Entre os projetos, está a retomada do Programa de Urbanização Integrada (que inclui obras de drenagem e pavimentação) no bairro Nossa Senhora da Apresentação e a implantação nos bairros Planalto, Guarapes e Lagoa Azul, além do loteamento Novo Horizonte e do conjunto Brasil Novo.

Ao todo, os projetos defendidos pelo prefeito para o Programa de Urbanização Integrada estão orçados em R$ 348,4 milhões. Em Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, serão aplicados cerca de R$ 164.538.926,37. No Planalto e no Guarapes, estão projetados mais R$ 162.545.709,22. Por fim, no loteamento Novo Horizonte e no conjunto Brasil Novo, a previsão é de um investimento de R$ 21.368.600,72.

O programa prevê um conjunto de ações de urbanização, incluindo a construção de Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador, Ecoponto, Ponto Jogo Limpo, Quadra Poliesportiva Modelo, Urbanização de Praças, Centro de Controle de Zoonoses, Núcleo de Saúde da Família, Escola Municipal de Ensino Fundamental, Reassentamento das Comunidades, Programa Banheiro Legal, Trabalho Socioambiental, Parque Ecológico de Lagoa Azul, ampliação e melhorias da rede de abastecimento d'água e drenagem e pavimentação das vias públicas.

Outras obras também constaram do pleito do chefe do Executivo municipal, principalmente o recapeamento de corredores viários que fazem parte do Lote 03 da Copa do Mundo da FIFA 2014 (ações de mobilidade urbana). Segundo Carlos Eduardo, a ministra se mostrou atenta às demandas apresentadas e comprometeu-se em dar uma resposta sobre a liberação dos recursos ainda neste mês.

“Todos os nossos projetos foram bem avaliados pela ministra Miriam Belchior e estamos confiantes na acolhida aos pleitos que vão melhorar a qualidade de vida dos natalenses que moram nessas comunidades”, resumiu o prefeito Carlos Eduardo, que foi à reunião acompanhado do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves, da também deputada federal Fátima Bezerra e dos secretários municipais Sávio Hackradt (Gabinete Civil), Virgínia Ferreira (Planejamento) e Elequicina dos Santos (Mobilidade Urbana).