A programação do Festival Literário de Natal 2013 foi lançada pelo prefeito Carlos Eduardo e pelo presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão, na manhã desta sexta-feira (30) durante coletiva a imprensa. O evento foi realizado no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, que contou com a presença do cônsul português Francisco Lamy e de vários secretários municipais.

O Festival Literário deste ano será realizado de 6 a 9 de novembro na Praça Augusto Severo (Ribeira) que servirá de palco para o debate de obras, produções e processos criativos. A ação conta com a parceria da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCLA) e vai reunir na capital potiguar, escritores renomados da literatura nacional e de oito países irmãos de língua portuguesa.

Entre os escritores brasileiros convidados estão o cantor Caetano Veloso, Milton Hatoum, Tatiana Salem Levy, Rubens Figueiredo, Nelson Pereira dos Santos, Marina Lima, Eucanaã Ferraz, João Paulo Cuenca, Zeca Camargo, José Miguel Widnik. Também devem participar os escritores Antônio Cícero, Cacá Diegues, Gereba Barreto, Arnaldo Niskier, Ivan Junqueira, José Eduardo Agualusa, Mauto Ventura, Murilo Melo Filho, Ronaldo Correia de Brito, Tom Cardoso, Vânia Bastos e Zuenir Ventura.
“O consulado sente-se honrado em participar da 4ª edição do encontro de escritores”, afirmou Francisco Lamy. Segundo ele, pela UCLA devem participar do festival os seguintes escritores: Ana Paula Tavares (poetisa), Germano de Almeida (romancista), Tony Teheke, Mário Zambujal, Ricardo Araújo Pereira, Luís Carlos Patraquim (poeta e dramaturgo), José Aluísio Peixoto, José Carlos Vasconcelos (poeta, jornalista e redator da Revista Visão), e Luís Cardoso Noronha.
O prefeito Carlos Eduardo revelou, na ocasião, que uma das primeiras preocupações desde que assumiu a Prefeitura do Natal em janeiro, além de recuperar os serviços essenciais e buscar a normalidade administrativa, era a de resgatar a vida cultural da cidade. “O fato é que a gente vai fazer novamente o Festival Literário que este ano terá a participação de escritores portugueses, do jornalista Woden Madruga e do cantor Caetano Veloso que além de palestra fará um show”.
Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação está vinculada e comprometida com o Festival Literário e deverá promover o envolvimento dos alunos das escolas públicas do município com o evento. Para tanto, disse que os escritores Tatiana Salem Levy e José Eduardo Agualusa serão convidados para participarem de uma residência literária que deverá durar em torno de 19 dias. “Vamos fazer o encontro deles com as nossas crianças. Vamos pedir para eles fazerem uma apresentação no Centro Municipal de Referência em Educação Aluisio Alves (Cemure), visitar as escolas do município, fazer palestras, contar histórias e falar sobre a importância dos livros.

“A presença de Portugal vai engrandecer mais ainda esse encontro. Enquanto estivermos à frente da Prefeitura do Natal vamos manter essa integração para que esse evento cresça a cada ano”, garantiu o prefeito. Aproveitou a oportunidade e anunciou aos jornalistas presentes que posteriormente a Prefeitura do Natal fará o lançamento da programação do Natal em Natal.