A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) está realizando mais uma obra de melhoria na mobilidade urbana da cidade do Natal. Desta vez, por meio do recapeamento asfáltico de toda a Avenida Xavier da Silveira. O referido projeto tem por objetivo beneficiar mais de 50 vias em diversos bairros. Os custos estão orçados em R$ 11,2 milhões com recursos advindos do Orçamento Geral da União (OGU), via Ministério das Cidades, e contrapartida da prefeitura.

O secretário-adjunto de obras da Semopi, Caio Múcio, explica que a Xavier da Silveira é uma via de grande fluxo que se estende da rua da Saudade à avenida Bernardo Vieira cuja recuperação visa a proporcionar maior fluidez no trânsito, além de conforto e segurança para pedestres e motoristas. A expectativa é de que a obra seja entregue na próxima semana com a via totalmente renovada. Os trabalhos foram suspensos nesta quinta-feira (29) em função das chuvas.

Dentro desse projeto de mobilidade urbana que a Prefeitura do Natal vem desenvolvendo na cidade, a Semopi também está recapeando a avenida das Alagoas, em Neópolis. No decorrer da semana passada, foi feito o trecho entre a BR 101 e a avenida Airton Sena. “Se não ocorrerem novas chuvas, os trabalhos serão concluídos neste final de semana, quando faremos a parte restante, que corresponde ao trecho da avenida Airton Sena e o final da rua Araxá, no Conjunto Pirangi”, declara Caio Múcio.

Ainda segundo ele, a avenida Felizardo Moura é outra via de tráfego intenso que está passando por serviços de recuperação em toda a sua extensão. A Semopi iniciou os serviços na última segunda-feira (26) e já concluiu todo o trecho entre a Ponte de Igapó e as proximidades da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), sentido Zona Norte/Centro. O adjunto de Obras garante que na próxima semana será feita a outra faixa, sentido Centro/Zona Norte.

Caio Múcio informa ainda que em setembro a Semopi vai iniciar outras obras de recapeamento asfáltico. Entre as vias que serão beneficiadas, ele aponta a rua Nélson Fernandes (trecho entre as avenidas Romualdo Galvão e Prudente de Morais, em Lagoa Seca), avenida Nascimento de Castro (trecho entre as avenidas Salgado Filho e Jaguarari, em Lagoa Nova), rua Porto de Pedra (Pirangi), avenida Câmara Cascudo (Ribeira) e a rua Governador Walfredo Gurgel, antiga Beira Canal.

Tapa-buraco
Em paralelo às obras que projeta e executa no Município, a Semopi faz a recuperação e manutenção das vias públicas por meio da operação tapa-buraco. A ação é uma atribuição da Secretaria Adjunta de Conservação, que tem como propósito recuperar a malha viária da cidade desgastada pela ação do tempo e das chuvas. A meta é beneficiar todas as quatro zonas administrativas da cidade. “É um trabalho de rotina e que segue uma programação diária”, esclarece João Faria, secretário adjunto de Conservação da Semopi.

Nesta sexta-feira (30), a operação tapa-buraco em asfalto vai chegar à rua Ataulfo Alves, em Candelária, e à avenida Bernardo Vieira, além das ruas Florianópolis e Nova Russas, ambas no Conjunto Santa Catarina, Zona Norte. Já em paralelepípedos a operação contempla simultaneamente a rua Juliano Moreira (Pajuçara), rua João Paulo II com a avenida Seringueira (Nossa Senhora da Apresentação), rua Tapiraí (Santarém), rua Atol de São Pedro (Soledade 2), rua Cônego Monte (Alecrim), rua Frei Henrique de Coimbra (Candelária) e rua Nélson Matos (Morro Branco).