Alunos e professores da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram na tarde desta sexta-feira (23/08) da cerimônia de premiação da 8ª edição da Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas, a OBMEP 2012. No total foram 39 prêmios, entre medalhas, troféus e homenagens pela participação de alunos e professores de 14 escolas. A cerimônia de premiação ocorreu no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Governo e contou com a presença da secretária Justina Iva (SME), secretária Betânia Ramalho (SEEC), reitor Belchior de Oliveira Rocha (IFRN), dentre outras autoridades.

Durante a solenidade, a OBMEP premiou alunos, professores e escolas da rede pública de ensino pelo resultado alcançado durante a edição 2012. Os prêmios entregues foram tablets, medalhas, assinatura de revistas e certificados de menção honrosa. O aluno Nalbert Pietro Martins da Costa, de 12 anos, da Escola Municipal 4º Centenário conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. Nalbert estuda na escola há três anos e cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, e em 2011 já havia conquistado a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática.
Outros três alunos da Escola 4º Centenário obtiveram três medalhas de bronze e nove menções honrosas. Os principais medalhistas das escolas municipais de Natal foram todos da Escola 4º Centenário: Nalbert Pietro Martins da Costa (medalha de ouro), Mathias Douglas Brito de Lima (medalha de bronze), Gabriel Vinícius Cortes de Medeiros (medalha de bronze), e Maxwell Pablo Soares de Oliveira (medalha de bronze). A escola também recebeu um troféu pela representação na OBMEP ao lado da Escola Municipal Veríssimo de Melo.

O professor da Escola 4º Centenário, Alexandre Nogueira Bezerra recebeu uma placa de homenagem e prêmios pela coordenação do concurso na escola e sua indicação foi motivada pelo ótimo desempenho dos alunos na OBMEP. Os certificados de menção honrosa foram para alunos das escolas municipais Mário Lira, Adelina Fernandes, João XXIII, José Sotero, Ferreira Itajubá, Francisca Ferreira, Otto de Brito Guerra, Professor Zuza, Veríssimo de Melo, Terezinha Paulina, Francisco de Assis Cavalcanti, Irmã Arcângela e Amadeu Araújo.

Para Secretária Municipal de Educação, Justina Iva, a disciplina de Matemática é a mais importante no currículo escolar e a valorização se destaca com essa olimpíada nacional, que tem um programa amplo no Estado, conquistando premiações, proporcionando talentos, desenvolvendo o aprendizado e fazendo a inclusão social dos alunos da rede publica de ensino. “Esses prêmios estão dando um alcance extraordinário nas etapas de vida e uma motivação educacional aos alunos. O estudo da matemática aponta oportunidades de conseguir ultrapassar vários desafios que só pode ser feito pela da educação, continuem estudando para vencer na vida”, afirmou Justina Iva.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promoção do Ministério da Educação (MEC). Dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais, a olimpíada busca estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos dessas escolas e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. As provas da segunda etapa e divulgação dos premiados da OBMEP 2013 serão realizadas em setembro.