A Prefeitura Municipal de Natal iniciará neste sábado (15), pela feira do Alecrim, o do projeto de revitalização e padronização das feiras livres da cidade. O projeto tem como foco a organização e uniformização das bancas, que serão setorizadas de acordo com os produtos comercializados.

As intervenções que serão realizadas neste sábado envolvem a instalação do pórtico de entrada, no qual é identificada sua localização, a colocação de novas tendas, bancas com coberturas padronizadas, banheiros químicos, sinalização aérea e terrestre para indicar os produtos, equipe de limpeza permanente no local, com a presença de oito agentes, instalação de lixeiras fixas e coletores de limpeza móveis.

Além disso, a equipe do setor de feiras da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), estará no local com um ponto de apoio, que servirá para oferecer atendimento e informações à população, além de agir na fiscalização dos feirantes.

O secretário, Raniere Barbosa ressalta a importância da iniciativa. “Atualmente, o município possui 22 feiras livres que tomaram proporções e fins lucrativos bem maiores. Todo este crescimento gera bom desenvolvimento do ramo, mas é preciso ordenar a comercialização. Iniciamos o processo com o recadastramento dos feirantes, no primeiro trimestre, e agora com podemos efetivamente trazer as benfeitorias para feiras de forma ordenada e com qualidade”, explica.

Segundo o gestor da pasta de serviços urbanos, o processo será continuo e priorizará este ano sete feiras, em decorrência dos recursos que disponíveis. Entretanto, o objetivo é ampliar até o final da gestão para um número bem maior.

As ações realizadas contarão com o apoio da Companhia de Limpeza Urbana de Natal (Urbana), que contribuirá com a cessão de agentes de limpeza, para o local e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), promoverá a fiscalização com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito na Av. Alexandrino de Alencar e na Rua dos Canindés. A Semob monitorará a montagem das bancas e demais equipamentos da feira na Rua dos Caicós, na sexta-feira, após o horário de pico (19h).

Intervenções em outras feiras:

Outras feiras que receberam benfeitorias esta semana foram a de Cidade Praia, que acontece toda quinta-feira, e a do conjunto Pajuçara, localizadas na Zona Norte. A feira de Cidade Praia foi removida da área arenosa para um espaço inteiramente pavimentado, atendendo a uma recomendação do Ministério Público Estadual, com objetivo de oferecer um ambiente mais organizado, higienizado e seguro. Já a do Pajuçara, a Semsur instalou novas tendas e disponibilizou uma equipe permanente de limpeza, durante o horário de realização da feira.

Foto: Arquivo Secom