Os quatro Conselhos Tutelares sediados na capital, receberam na tarde de desta quarta-feira (12), veículos doados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República por intermédio da Prefeitura do Natal. A solenidade de entrega das chaves dos veículos, mediante assinatura do Termo de Doação, foi realizada no Palácio Felipe Camarão pelo secretário adjunto de Relações Sociais e Políticas da Secretaria do Gabinete do Prefeito, Henrique Helinski Holanda. Cada conselho recebeu um veículo Palio Weekend 1.4.

Os veículos fazem parte do projeto “Equipagem de Conselhos Tutelares, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, tem o objetivo de apoiar as prefeituras municipais nos processos de qualificação da rede local, fortalecer os conselhos enquanto órgãos estratégicos do Sistema de Garantia de Direitos, e fomentar o acesso e o uso do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência junto aos Conselhos Tutelares.

Para o conselheiro Marcílio de Oliveira Bezerra, do Conselho Tutelar da Zona Oeste, sediado na avenida Rio Grande do Norte 116, Cidade da Esperança, o veículo é de fundamental importância para o funcionamento do órgão, na medida em que possibilita o deslocamento dos conselheiros para realizar suas atividades, tais como visitas às famílias da população assistida, palestras, audiências públicas e fiscalização da rede protetiva de assistência.

Henrique Holanda revelou que, numa segunda etapa, cada Conselho Tutelar da capital será contemplado com cinco computadores e cinco impressoras multifuncionais, bebedouro e geladeira. Caberá à Prefeitura do Natal e às demais gestões municipais, a complementação dos equipamentos (mobiliário, internet, telefone e espaço apropriado), bem como contribuir para o zelo desses recursos. A Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social vai ministrar curso de capacitação de conselheiros.