Interditado desde o dia 4 de outubro de 2012, por solicitação do Ministério Público Estadual, o Viaduto do Baldo finalmente será recuperado e devolvido para os natalenses. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, assinou na tarde desta segunda-feira (10) no salão nobre do Palácio Felipe Camarão a ordem de serviço, autorizando o inicio da obra que está orçada em R$ 1.790.242,29. A empresa BMB Construções Ltda será a responsável pela execução dos serviços, tendo um prazo de oito meses para entregar a obra. Na mesma solenidade, o chefe do executivo municipal também assinou a ordem de serviço para a recuperação imediata do calçadão no trecho compreendido entre a Praia de Areia Preta e a Praia do Forte. A Construtora F2 venceu a licitação e vai realizar a obra que tem o valor de R$ 711 mil reais em um prazo de até 120 dias.

Carlos Eduardo enfatizou que a assinatura da ordem de serviço para a recuperação do Viaduto do Baldo é bastante significativa para o município, visto que o problema já se arrastava há muito tempo e só não foi solucionado no inicio da atual gestão, pois não havia recursos para viabilizar a obra. Ele elogiou o trabalho desenvolvido pelos funcionários da secretaria municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) que se empenharam de forma planejada e com austeridade para conseguir o dinheiro para a execução dos serviços: “A interdição do Viaduto do Baldo era um dos gargalos que mais incomodava essa gestão, mas solucionamos esse problema”, disse o prefeito.
A assinatura da ordem de serviço para a recuperação e manutenção do calçadão no trecho compreendido entre a Praia de Areia Preta e a Praia do Forte também mereceu destaque por parte do prefeito de Natal. Carlos Eduardo se exercita diariamente na área e lembrou a cobrança que recebe da população e do empresariado local que anseia pela recuperação do espaço. O prefeito foi enfático ao entregar a ordem de serviço ao representante da empresa responsável pelos serviços, dizendo que vai ser o principal fiscal daquela obra e não vai permitir que os trabalhos atrasem.

O chefe do executivo municipal reforçou que essa intervenção antecederá a obra de urbanização da orla marítima da cidade que prevê a ordenação e adequação do passeio com substituição do revestimento do piso; implantação de novos mobiliários urbanos; ciclovias entre as praias do Meio e Forte; adequação e distribuição dos quiosques em áreas mais agradáveis e amplas; implantação de banheiros acessíveis; criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques; rampas e escadarias para acesso a faixa de areia; sinalização adequada; área de estacionamentos; substituição de iluminação pública; iluminação decorativa; paisagismo; áreas de recreação infantil; e academia da Terceira Idade.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Rogério Mariz, explicou que a obra de recuperação do Viaduto do Baldo será dividida em duas etapas. A primeira contemplará a recuperação do canal que recebe as águas pluviais, já a segunda parte dos trabalhos atingirá a laje de cobertura de concreto armado do Viaduto do Baldo. O titular da Semopi se mostrou otimista em relação ao inicio dos serviços no local. “A nossa expectativa é que os trabalhos se iniciem dentro de oito dias”.

A Prefeitura do Natal vai tentar minimizar ao máximo os transtornos causados por eventuais intervenções no trânsito nas proximidades do Viaduto do Baldo. A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, falou que a equipe técnica da pasta só vai se pronunciar sobre quais trechos serão interditados quando receber o cronograma de obras da construtora responsável pelos serviços. Nesta terça-feira (11) representantes da Semopi, Semob e da construtora BMB se reunirão para traçar esse planejamento.