Departamento de Segurança Alimentar (DSA), da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), estará presente nesta quinta (15) e sexta-feira (16) na Festa do Boi. O DSA irá expôr no estande do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), divulgando ações e projetos do departamento. Além disso, também estarão presentes horticultores beneficiados pelo projeto desenvolvido em parceria com a Emater – as Hortas Comunitárias.

A Secretária Adjunta de Operacionalização da Semtas, Josi Pontes, fará uma visita ao estande nesta quinta-feira (15) para conferir de perto os frutos gerados pela parceria entre Semtas e Emater. Até o final do evento, quando se encerra a Festa do Boi, os horticultores estarão comercializando a produção orgânica de suas hortas. “É importante divulgar o trabalho que vem sendo realizado para gerar reconhecimento e apoio a iniciativas ligadas à economia solidária e sustentabilidade”, frisa a secretária adjunta.

Em Natal, existem cinco Hortas Comunitárias, todas localizadas no Guarapes. Elas produzem alimentos de forma comunitária, levando em conta o desenvolvimento sustentável e a economia solidária. A Semtas entra com o fornecimento de adubo, e a Emater com sementes e assistência técnica. Nas hortas são utilizadas tecnologias agrárias, sendo o emprego de agrotóxicos descartado. Os alimentos produzidos são então destinados para o consumo das próprias comunidades, parte deles servindo também para abastecer as Cozinhas Solidárias e demais programas da Semtas. O excedente da produção também é comercializado, ação que contribui para a inclusão social dos beneficiados, aumento da renda familiar e melhoria na qualidade nutricional da alimentação. O grupo de 40 horticultores é formado por famílias que trabalhavam como catadores de lixo, assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Cozinha Solidária.