No próximo dia 17 de outubro, sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal estará mobilizando mais de 800 profissionais, em 188 postos de vacinação, para a Campanha Antirrábica. Serão disponibilizadas 81 mil doses de vacinas para cães e gatos em toda cidade. A vacinação é gratuita e a SMS chama a atenção da população para a necessidade de vacinar os animais.

“Atualmente, cerca de 70.000 mortes/ano são registradas em decorrência da raiva, sobretudo, nos países da África e da Ásia. Na América Latina as medidas de controle desenvolvidas pelos países reduziram a incidência da raiva no homem para menos de 100 casos por ano. A Campanha Anual de Vacinação Anti-rábica Canina e Felina é considerada a mais importante das medidas de controle, pois determina a diminuição do número de animais suscetíveis (imunidade de grupo)”, informa Dr. Diógenes Soares, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Natal.

No município do Natal, as atividades de vacinação contra a Raiva foram iniciadas em 1984, quando da instalação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), devido à ocorrência de um caso de raiva em humano, no ano anterior. Portanto, graças às ações de prevenção e controle dessa grave zoonose, realizadas pelo CCZ NATAL, há vinte e cinco anos no Município não ocorrem casos de raiva em ser humano.

Um diagnóstico animador, mas que reflete a importância de dar prosseguimento às campanhas de vacinação que têm conseguido manter a capital do RN livre da Raiva, uma doença viral que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem, e apresenta evolução rápida e a letalidade ocorre em, aproximadamente, 100% dos casos.

“A vacinação é de alta relevância para a saúde pública, considerando que, após a manifestação dos sintomas, a vítima geralmente evolui para o óbito. O controle e a prevenção da raiva em meio urbano depende de algumas ações relacionadas aos cães e gatos, considerando que, na cadeia epidemiológica, são estes os principais transmissores do vírus rábico para o homem”, explica Diógenes.



Dados da Campanha:

- Dia D – 17 de Outubro (Sábado) – Horário das 08 às 17 h
- Solenidade de abertura Supermercado Nordestão – Loja L. Nova (Av. Salgado Filho)
- Coordenação Geral: Diógenes Soares da Silva – Médico Veterinário – Fone 9921.5090

· Estrutura:

-188 postos de vacinação
- 654 vacinadores
- 801 pessoas envolvidas (incluindo os vacinadores)
- 62 veículos
-Participação de 275 militares, do Exército, da Marinha, do Corpo de Bombeiros
- Participação de 65 alunos da Zootecnia da UFRN

 Material:

- 81 mil doses de vacinas
- 81 mil seringas com agulhas descartáveis

§ A VACINA É GRATUITA.

§ Previsão de animais a vacinar: aproximadamente 79.837 (66.224 cães e 13.613 gatos)

Casos de raiva:

Em humano: 1983 (Natal) – 1993 (no R. Grande do Norte)

 Em canino: 2003 (Natal)

 Em morcego: 2008 (Natal)

· Apoio: Supermercados Nordestão; Exército Brasileiro; Marinha do Brasil; Corpo de Bombeiros Militar do RN; Fundação Nacional de Saúde e Departamento Zootecnia UFRN.
· Realização: Centro de Controle de Zoonoses de Natal.