Homenagear personalidades que se destacaram ao longo da vida por relevantes serviços à área da educação em Natal. É este o objetivo da Comenda Mérito em Educação Waldson José Bastos Pinheiro, entregue na noite desta quinta-feira (15), dia do professor, em solenidade no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
“Esta é uma oportunidade de homenagear pessoas que fizeram a diferença na educação, que é a mais importante ferramenta de transformação de nossa sociedade”, disse a prefeita do Natal Micarla de Sousa, que durante a solenidade, entregou a comenda ao agraciado Diógenes da Cunha Lima.
“A comenda representa o histórico dos homenageados e sua dedicação à educação. Aqui foram homenageadas pessoas que deixaram sua marca na educação e cultura da cidade do Natal”, afirmou o titular da SME, Elias Nunes, que garantiu que a entrega da comenda continuará por pelo menos os próximos três anos.
Homenageados
Esta é a décima edição de entrega da comenda que homenageia o escritor, advogado, poeta e presidente da Academia Norte-rio-grandese de Letras (ANL), Diógenes da Cunha Lima, a diretoria executiva do Instituto de Desenvolvimento e Educação (IDE) e a ex-secretária municipal de Educação de Natal e diretora executiva do Instituo de Desenvolvimento da Educação (IDE), Eleika Bezerra Guerreiro, o jornalista e ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Geraldo dos Santos Queiroz.
Também foram agraciados o professor de Educação Física e de Odontologia, que lecionava na UFRN e no então CEFET, hoje IFRN, Sebastião Cunha e ainda a maestrina do coral Sons da Terra, da Prefeitura Municipal do Natal, Rosângela Ferreira Silva de Albuquerque.
De acordo com a professora Francisca Ferreira da Costa, presidente da comissão organizadora da comenda, os homenageados são selecionados pelo Conselho Municipal de Educação, que este ano escolheu entre 17 nomes enviados pela SME. Os laureados com a comenda Waldson Pinheiro receberam uma medalha e um diploma. Nestas dez edições já foram agraciados de 30 personalidade e nove instituições.
Também foram homenageadas a professora Francisca Ferreira, com uma placa, pelos seus trabalhos junto a organização da comenda desde o início e também a maestrina Rosângela Ferreira Silva de Albuquerque, pelos alunos do coral.