Na manhã da última sexta-feira, 9 de outubro, o Conselho de Consumidores da Cosern se reuniu na sede da empresa para empossar novos membros e eleger presidente e vice-presidente. Entre eles, foi empossado como membro do Conselho o secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos. Os participantes aproveitaram a oportunidade para por em prática uma das principais atividades do conselho, a discussão dos direitos e deveres dos consumidores, visando um equilíbrio entre os cidadãos e a empresa.

Além de João Bastos, foram empossados o representante do Procon, Jorge Alberto de Souza Madruga, como presidente do Conselho; o representante da Classe Comercial, Itamar Manso Maciel Junior, como vice-presidente; e como membro o representante dos conselhos comunitários, Edivan Ribeiro da Silva. Além desses, estavam presentes na reunião o secretário executivo da Cosern, Ebert Mastroiani; o representante da Federação da Agricultura do Estado do RN (FAERN), José Alves Vieira; e o representante do Procon e ex-presidente do Conselho, Afonso de Ligório Marques de Araújo.

Para o secretário executivo da Cosern, Ebert Mastroiani, o conselho tem um papel fundamental na atividade da empresa junto à sociedade. “O conselho tem um caráter consultivo, voltado para a orientação, análise e avaliação das questões ligadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor”.

No total, o mandato dos participantes é válido por quatro anos, podendo ser renovado por mais dois nas eleições seguintes. Contudo, no caso do secretário de Serviços Urbanos, João Bastos, o período de mandato é de um ano, já que a cada ano o município e o estado se revezam para indicar um nome para ocupar a vaga do poder público dentro do conselho.

Segundo João Bastos, o principal papel da Secretaria junto ao conselho é representar a sociedade através da discussão e proposta de ideias. “A Semsur irá apresentar pleitos e participará da discussão administrativa representando a sociedade frente à Cosern”.