Como parte da estratégia global para reduzir o número de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária iniciou hoje (13) uma campanha informativa, com distribuição de folders, com explicações sobre manuseio apropriado de alimentos para a prevenção das DTAs.

“Nosso objetivo é atingir o maior número possível de pessoas, para que todas possam tomar os devidos cuidados com a alimentação” destaca Gláucia Nunes- Técnica da Vigilância Sanitária.

Nos folders a população encontram explicações sobre medidas simples de como manter a higiene, separar os alimentos crus dos cozidos, cozinhar bem os alimentos, manter os alimentos em temperaturas seguras, usar água tratada e ingredientes seguros

A ação, começou hoje pelo supermercado Nordestão, em Petrópolis, faz parte de uma orientação da Organização Mundial de Saúde para comemorar o Dia mundial da alimentação e enfatizar a necessidade de comunicar, de forma simples e com a maior abrangência possível, medidas simples de higiene e cuidados na manipulação de alimentos. No supermercado estão 2 técnicos da Vigilância Sanitária e 2 estagiários de Nutrição para auxiliar na divulgação e orientação sobre os alimentos seguros à população.

Durante o período de 13 a 16 de outubro a Vigilância Sanitária estará nos supermercados, feiras livres, shoppings centers, associações de bairros e escolas realizando atividades educativas para informar a população à importância dos cuidados com a alimentação.