A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, por meio do PAIR - Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, reúne nesta sexta-feira (27), a partir das 8h, cerca de 200 profissionais de diversas áreas em torno do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento ocorrerá no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves, no bairro de Cidade da Esperança.

Com o tema “O controle social face às ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Natal”, o evento reunirá assistentes sociais, jornalistas, profissionais de saúde e de educação, que irão debater a importância do envolvimento de toda a sociedade na luta contra esse tipo de crime. Também participarão estudantes envolvidos em projetos de fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil.

A programação será aberta com uma mesa-redonda sobre o tema que dá nome ao evento, composta por representantes de entidades de referência no combate à violência contra crianças e adolescentes, como Ministério Público, Tribunal de Justiça, CONSEC - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, COMDICA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fórum DCA.

Em seguida, ainda pela manhã, será lançada a cartilha “Violência sexual contra crianças e adolescentes: denuncie!”. O projeto foi desenvolvido pelo PAIR ao longo do segundo semestre de 2008 e, além de trazer um diagnóstico sobre a realidade do problema no município, funcionará como um guia para a sociedade, com orientações sobre os procedimentos de denúncia e informações sobre toda a rede de entidades dedicadas à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A tarde será dedicada à realização de oficinas com os temas “Democracia e o exercício da cidadania”, “Sexualidade e saúde reprodutiva”, “Violência Doméstica e Exploração Sexual” e “Educação Sexual enquanto tema transversal”. A programação será fechada com a apresentação do Relatório Final do Diagnóstico Rápido Participativo, que condensa dados referentes à violência sexual em Natal, fazendo relação com o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

“Eventos como este são importantes para o fortalecimento e a articulação da rede de políticas públicas, que é um dos objetivos do PAIR. Esse fortalecimento é considerado, hoje, um dos maiores desafios colocado à sociedade no âmbito do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e ele pode ser conseguido com a participação da sociedade no monitoramento e avaliação das políticas públicas”, explica a coordenadora do PAIR, Fabrízzia Morais.