A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está preparando uma série de atividades para marcar o fim da Semana de Mobilização Contra Dengue, que teve início na última segunda-feira (23). O encerramento oficial será nesta sexta (27), às 8h30, na unidade de saúde Bela Vista, no bairro de Igapó, onde serão realizadas caminhadas, exposição de cartazes e apresentações teatrais.

“Foi um trabalho intenso de mobilização que realizamos esta semana com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as ações de combate ao Aedes Aegypti. Contamos com a parceria do Exército, de todas as demais secretarias do município e ainda conseguimos envolver os municípios da Região Metropolitana nesse mutirão. Acredito que alcançamos o objetivo, mas queremos deixar claro que o trabalho continua. Será permanente e esperamos contar com a colaboração de todos nessa guerra contra Dengue”, destacou o secretário de Saúde Levi Jales.

As ações de combate à Dengue reduziram em 90% os casos entre janeiro e março deste ano na capital em comparação com o mesmo período do ano passado. A Dengue clássica caiu de 2.251 confirmações para apenas 284 e a forma hemorrágica saiu de 220 casos para apenas quatro este ano. As ações continuarão sendo desenvolvidas por meio do “Programa Continuado de Combate à Dengue”.

“Diante da redução drástica da dengue e com a perspectiva desse trabalho continuado, temos a convicção de que não haverá uma epidemia este ano em Natal”, afirmou Maria Cristiana da Silva Couto, chefe do Departamento de Vigilância à Saúde SMS.

Para que os registros continuem se reduzindo, serão desenvolvidas diversas atividades como a visita de 450 agentes de endemias às residências dos natalenses, conscientizando os moradores e identificando possíveis focos do mosquito. “Já estamos montando o edital para realização de concurso para contratação de mais 150 agentes até o próximo mês de maio”, acrescentou Cristiana Couto.