A prefeita Micarla de Sousa abriu na manhã desta terça-feira (24) a Semana da Árvore, iniciativa pioneira na história da capital que tem por objetivo promover ações voltadas para a preservação do meio ambiente e arborização da cidade. Ao longo desta semana, mais de 900 espécies de árvores serão plantadas em diversas áreas da capital e 10 mil mudas serão distribuídas para a população.

Durante o lançamento do evento, que ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN, antigo Cefet), a chefe do executivo municipal assinou um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o desenvolvimento de estudos técnicos ambientais e de um projeto de biotecnologia de conservação de espécies nativas, que irá envolver os alunos da universidade no trabalho de plantação e reflorestamento em praças e áreas verdes de Natal.

“A primeira coisa que a gente sente em uma cidade que não tem uma arborização razoável é muito calor. E Natal está assim, porque ninguém nunca pensou o cuidado com o meio ambiente e na arborização da cidade como prioridades. Natal precisa voltar a ser uma cidade com uma quantidade razoável de árvore por habitante, por isso esta semana nós vamos intensificar o plantio de mudas e vamos lançar diversas ações nesse sentido”, disse a prefeita.

Na ocasião, Micarla de Sousa também assinou um convênio com a Polícia Federal para o plantio e manutenção de 930 espécies nativas, dentro do projeto Carbono Zero, que serão enraizadas em todo o Parque da Cidade e nos bairros de San Vale e Pitimbu, a partir desta quarta-feira (25).

A Semana da Árvore tem como objetivo principal chamar atenção da sociedade para a preservação do meio ambiente. A programação segue até o próximo sábado (28) com palestras, plantio e distribuição de mudas, oficinas nas escolas municipais e o lançamento do programa Adote o Verde, iniciativa que tem como meta convidar empresas, instituições e cidadãos para adotar e cuidar dos espaços verdes da cidade.

“Qualquer cidadão, empresa, instituição e organização não governamental poderá ser responsável pela arborização das praças e canteiros da cidade. O Adote do Verde tem esse objetivo, de unir sociedade e prefeitura na preservação do meio ambiente e melhoria das condições de vida da nossa cidade”, definiu a chefe do executivo municipal.

Nesta quarta-feira a prefeita realiza o plantio simbólico da muda e lança, oficialmente, o Inventário Florístico de Natal, a partir das 9h30 no Centro Municipal de Educação Integrada Claudete Maciel. O projeto, realizado pela prefeitura através da Semurb, definirá todas as espécies de árvores existentes na cidade, e será uma ferramenta de auxílio ao natalense que se engajar no projeto Adote o Verde.

“Precisamos não só preservar o meio ambiente da cidade, mas reconstruí-lo. Todas as árvores de Natal serão medidas e monitoradas pela prefeitura, que já está fazendo história em termos de meio ambiente. Nós precisamos de uma cidade adequadamente arborizada e todos esses projetos que estamos lançando envolvem a comunidade”, disse o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra.

A Prefeitura do Natal e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Serviços Urbanos (Semsur) trabalharão de forma integrada no desenvolvimento de diversas ações para a preservação do meio ambiente da capital. Mas segundo a prefeita, o papel da sociedade é fundamental para a concretização e manutenção dessas ações.

“A prefeitura vai orientar o cidadão sobre como e onde se podem plantar árvores e quais são as espécies que se adéquam ao nosso clima e meio ambiente, mas nós queremos que o natalense também faça a sua parte, cuidando do seu jardim em casa, na escola, no trabalho e nas áreas verdes de Natal”, acrescentou Micarla de Sousa.

Na quinta e sexta-feira (26 e 27), a Semana da Árvore segue com o plantio de mudas no bairro de Pitimbu, oficinas nas escolas municipais e o lançamento do programa Adote o Verde, que ocorre no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, às 10h.

No sábado (28), a programação da Semana da Árvore será encerrada com a realização do projeto Replantar Natal. Mais de oito mil mudas serão distribuídas para a população em pontos de grande movimento da cidade (Norte Shopping, Machadão e Praia Shopping). Além da muda, as pessoas receberão um panfleto com instruções de plantio adequado e dicas de como cuidar das futuras árvores.