A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realiza neste sábado, 19 de setembro, a II Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite 2009, para crianças menores de 5 anos de idade. Todas as crianças nessa faixa etária devem ser imunizadas, mesmo aquelas que já foram vacinadas anterioremente. Em Natal a abertura será às 8h30, na Unidade de Saúde da Redinha que fica situada na Rua do Campo, SN, pertencente ao Distrito Sanitário Norte I.
Participam da abertura da campanha, a secretária municipal de saúde, Ana Tania Sampaio, a chefe do Departamento Vigilância à Saúde, Cristiana Souto, a chefe da Vigilância Epidemiológica,Viviane Albuquerque, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Diógenes Soares, gerentes de Distritos Sanitários, além de representantes da Sesap, representantes da Funasa.
“Não dá pra Vacilar. Mais uma vez, Tem que Vacinar” é slogan da campanha que tem como meta, de acordo com o Ministério da Saúde, atingir 95% da população infantil em Natal, que corresponde a 59.560 crianças. A população total é de 62.697.
Segundo dados do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis, a SMS está disponibilizando 87 mil doses para serem distribuídas nos cinco distritos sanitários, 181 postos fixos, e 4 volantes, envolvendo 1.473 profissionais.
A intenção da imunização é evitar o risco de reintrodução da doença, no país, uma vez que existe a circulação do poliovírus selvagem de forma endêmica na Índia, Afeganistão, Paquistão e Nigéria.
A SMS recomenda levar o cartão de imunização para controle do esquema vacinal.