O Natal Fashion Week deste ano, que será realizado entre os dias 22 e 26 de setembro no Natal Shopping, terá uma abertura inesquecível. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) levará mulheres talentosas de comunidades de baixa renda para abrirem os desfiles com uma coleção de peças confeccionadas e bordadas por elas.

A primeira reunião com as mulheres, gestores, com apoio de um estilista foi o primeiro passo para o desenvolvimento da coleção. A titular da Semtas, Rosy de Sousa, a Secretária Adjunta de Integração Social, Josi Pontes, a coordenadora do Projeto Mulheres Gerando Renda e Construindo Cidadania do Departamento das Mulheres (DM), Elza Dantas, e o estilista Wagner Kallieno se reuniram nesta quarta-feira (16) com o Núcleo de Produção de Costura das mulheres no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro de Felipe Camarão. Em pauta, os preparativos para a coleção a ser apresentada no maior evento de moda da Estado, Natal Fashion Week.

São quinze mulheres ao todo, oriundas do Núcleo de Produção do CRAS Felipe Camarão e de uma associação de artesãs bordadeiras do conjunto Santa Catarina, que também recebe apoio da Semtas. Elas terão a oportunidade de expor seus trabalhos durante a abertura do evento, graças ao apoio provido pela Semtas, por meio do Projeto Mulheres Gerando Renda e Construindo Cidadania, que ofereceu cursos durante todo o ano em gestão de negócios, economia solidária, prática do associativismo e empreendedorismo.

O estilista Wagner Kallieno foi conferir de perto o trabalho das mulheres. São 15 peças bordadas e costuradas, que serão exibidas ao público durante a abertura do evento. “Estou aqui para orientar, falar um pouco do mercado. Acho que esse é um projeto muito especial, que gera oportunidades a quem tem talento, capacidade para produzir e técnica. Essas mulheres aqui têm tudo isso, que é o mais difícil de encontrar. Agora, só precisam de exposição. Quero oferecer meu apoio a essa iniciativa da Prefeitura", ressalta o estilista.

E se depender da dedicação das mulheres, os ensinamentos serão muito bem aproveitados. Vera Cândido, uma das artesãs que irá emprestar seus bordados às peças, se mostrou bastante otimista em relação ao evento. “É uma chance única que nos foi dada. Estamos correndo para aprontar tudo a tempo. Hoje já cortamos o primeiro vestido. Vai dar um orgulho muito grande em ver as peças sendo desfiladas”, comenta a artesã.

A coordenadora do Projeto enfatiza que a oportunidade de apresentar trabalhos na Fashion Week é algo único. “A projeção que o evento dá para qualquer expositor é enorme, repercute nacionalmente. Apenas grifes de renome expõem lá. As mulheres que são assistidas pela Semtas terão um incentivo a mais para produzir e suas peças, terão o seu valor reconhecido”, destaca. Nomes como Maria Bonita Extra, Bagatelle e Enjoy irão exibir as melhores tendências para a próxima estação.