A comunidade do Gramoré, no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte de Natal, ganhou na tarde desta quarta-feira (16), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Piedade de Melo e Silva, com capacidade para atender 95 crianças entre 2 e 5 anos. A inauguração contou com as presenças da prefeita do Natal Micarla de Sousa e do secretário municipal de Educação, Elias Nunes.

“Depois de conhecer a história de Maria da Piedade, percebi como ela era apaixonante e apaixonada pela vida e tinha em sua essência o dom de cuidar do outro. Certamente é um exemplo para todos os educadores deste Cmei, que é a primeira porta de entrada das crianças para o mundo fora de suas casas. Aqui elas terão um centro de educação infantil de qualidade, com condições dignas de trabalho para seus funcionários”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo natalense disse ainda que com a inauguração deste 12º Cmei, a Prefeitura do Natal cumpri sua missão de dar prioridade à educação pública na capital potiguar. Este estabelecimento educacional é formado por quatro salas de aula, área de recreação, de merenda e atividades diversas e teve toda sua estrutura adaptada para as crianças. O Cmei conta ainda com o trabalho de nove professores, dois para cada turma e um professor, que desenvolvem atividades lúdicas de estímulo à leitura e ações recreativas.

A homenageada com o nome do Cmei, Maria Piedade, morreu há quatro anos e era professora. Na solenidade de inauguração compareceram sua irmã, Silvia Maria Gonzaga, o filho Vitor Pegado Cho-luck, de seis anos e o viúvo Márcio Alexandre Cho-luck Melo.

“Estou aqui realizando um sonho de minha mãe, Maria Consuelo de Melo Silva, que também era professora e de quem herdamos o dom das letras e de Piedade uma escola, além da responsabilidade de cuidar do futuro de 95 crianças e o compromisso de formá-las cidadãs”, ressaltou Silvia Maria.

“Este é um momento muito importante para os moradores do Lagoa Azul, que agora ganham uma escola de qualidade para seus filhos”, afirmou a diretora Maria Ozineide.

Investimentos
Para reforma do Cmei Maria Piedade de Melo e Silva, que abrangeu a estruturação geral e adequação dos banheiros para uso das crianças, que ganharam cerâmica, que também foram usados na cozinha e ainda mudanças no piso, pintura e revestimento novos em todo o prédio, além de cobertura de PVC em todas as salas e construção de um parque infantil, foram investidos R$ 85mil.

Na reforma dos 29 Cmei’s estão sendo investidos R$ 1 milhão. Destes, 17 ainda estão com as obras em andamento. Estes estabelecimentos de ensino eram antes administrados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e passaram para responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SME), que incluiu um novo modelo pedagógico/educacional para formação das crianças.

Mais dois Cmei’s ainda serão entregues esta semana: o Cmei professora Darilene Brandão Martins, no Alecrim, às 15 horas desta quinta-feira (17) e o Irmã Dulce, localizado em Felipe Camarão, que será inaugurado às 10h30 desta sexta-feira (18).