Como forma de capacitar os catadores de material reciclável, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal ( Urbana), por meio de sua Gerência Técnica de Meio Ambiente, realiza nesta quarta (16/09) e quinta-feira (17/09), a segunda etapa do Seminário de Sensibilização Cooperativa voltado para os trabalhadores cadastrados nas Associações de Material Reciclável.

A abertura do evento aconteceu às 09h desta quarta-feira (16/09) e contou com a presença de mais de 30 catadores.

Durante o Seminário, ministrado pelo especialista em cooperativismo, Manoel Barbosa Lucena, vários aspectos do cooperativismo foram abordados e os trabalhadores da coleta seletiva participaram das discussões sobre união, cooperação e a força do trabalho quando realizado em conjunto.

“É preciso fazer a “organização do poder”. A aprovação do estatuto, a eleição da diretoria e do conselho fiscal são imprescindíveis. E uma Assembleia Geral deve ser realizada mensalmente, além da prestação de contas. Se isso não acontece, se os sócios não participam, o poder acaba ficando mas mãos de 2 ou 3 sócios”. Enfatizou, Manoel Lucena.

Nesta segunda etapa participam os associados da ASCAMAR (Associação dos Catadores de Material Reciclável).

“Estamos aqui para aprendermos sobre cooperativismo, direitos e deveres de cada um, e como aumentar a nossa renda”. Afirmou, Anderson Silva, membro da Ascamar.

O Seminário de Sensibilização Cooperativa acontece no Centro de Treinamento da Emater, em São José de Mipibu e se encerra ao meio dia desta quinta-feira (17/09).