O Programa de acessibilidade especial – porta a porta (PRAE) está participando do I Mostra SUS/RN, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. O evento começou nesta segunda-feira (14), no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE) e permanece em exposição até o dia 23 deste mês.

O Prae está com um estande na I Mostra SUS para divulgar mais informações sobre o funcionamento do programa e realizar o cadastramento dos usuários interessados no serviço.

O programa é um serviço gratuito de transporte porta a porta, realizado com veículos acessíveis, adaptados para o transporte exclusivo de pessoas comprovadamente com mobilidade reduzida, devido a uma deficiência, à idade ou a qualquer outro fator.

O serviço é complementar ao sistema de transporte coletivo urbano de Natal e é gerenciado pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN).

Atualmente o Prae conta com o auxilio de 10 micro ônibus, 03 vans e 03 ambulâncias. O atendimento durante a semana é realizado das 5 às 23 horas pelos micro ônibus, das 7 às 19 horas pelas vans e ambulâncias. No final de semana e feriados os micro ônibus funcionam das 5 às 21 horas e as vans e ambulâncias fazem um plantão.

O agendamento das viagens devem ser realizadas pelo usuário ou seu responsável através do telefone 3232-9209, com antecedência mínima de 48 horas, indicando: origem, destino, local de retorno e horário. Se a presença de um acompanhante for necessária, seu nome também deverá ser informado.

Para ser beneficiado com o PRAE - Porta a Porta, o usuário ou seu responsável deverá preencher ficha cadastral fornecida pela Semob ou SMS, além de apresentar atestado médico que comprove a mobilidade reduzida. As informações serão avaliadas pelos Assistentes Sociais do Programa antes da aprovação do cadastro.