Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Natal estiveram na manhã desta sexta-feira (20) no 16º Batalhão do Exército para realizar um treinamento com os militares sobre combate à Dengue. A partir de segunda-feira (23) a tropa estará nas ruas de Natal declarando guerra ao mosquito Aedes Aegypti.

“Os senhores estarão representando o Exército perante a sociedade. O trabalho de vocês vai salvar vidas e este é o objetivo maior dessa missão”, disse o Coronel Silvio Pereira aos mais de 40 soldados, cabos, sargentos e tenentes presentes ao treinamento.

A participação do Exército na semana de mobilização social contra Dengue é fruto de uma parceria com a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho vai envolver mais de 40 militares que estarão nas ruas, percorrendo terrenos baldios, para inspecionar e eliminar os criadouros em potencial para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

“A prefeita Micarla de Sousa solicitou o apoio das Forças Armadas e o Exército fará parte desse mutirão colaborando com a população. Esse trabalho faz parte das atividades subsidiárias do Exército, previstas na Constituição. Para isso escalamos o nosso efetivo profissional”, confirmou o Coronel Silvio Pereira.

Participaram do treinamento ministrado pela equipe técnica da SMS, 30 Cabos e Soldados, 06 Sargentos,02 Oficiais tenentes e 01 Coronel. “Importantíssima essa parceria que firmamos com o Exército. Quero dar os parabéns aos militares por aceitarem esse desafio que na verdade é de todos nós cidadãos. Quero também destacar a iniciativa da prefeita Micarla de Sousa que convocou todos os prefeitos e secretários da Região Metropolitana para juntos desenvolvermos essa mobilização de controle da Dengue. Nosso maior objetivo é evitar mortes e cada cidadão é co-responsável por esse trabalho”, reforçou a secretária adjunta da Saúde, Lecy Araújo Gadelha.

A força-tarefa do Exército nessa semana de mobilização contra a Dengue representa um reforço no trabalho de combate ao mosquito transmissor da doença em Natal. Os militares vão percorrer 140 terrenos baldios em Ponta Negra, Capim Macio, Areia Preta, Praia do Meio, Alecrim, Lagoa Seca, Tirol, Nova Descoberta, Igapó, Potengi, Lagoa Nova, Bom Pastor, Dix-Sept Rosado, Cidade da Esperança e Cidade Nova.

“Estamos animados com o trabalho. É uma oportunidade de sairmos dos muros do quartel para ajudar nesse trabalho civil”, disse o soldado Samuel Rogério, 20anos. Já o soldado Miquéias Almeida, 20, que já participou de atividades semelhantes em outras oportunidades, revelou que é sempre bom trabalhar nesse tipo de missão “e a população nos recebe muito bem”, garantiu.

A parceria da Prefeitura com o Exército é mais uma estratégia de ação para controlar a Dengue na capital. Um trabalho que será permanente, mas que durante esta semana de mobilização terá diversas ações integradas e intensificadas entre as secretarias e as prefeituras da Região Metropolitana de Natal, envolvendo escolas, repartições públicas, unidades de saúde, instituições não-governamentais e voluntários para mutirões de limpeza, visitas dos agentes de endemias, palestras educativas, caminhadas, panfletagem, apresentações teatrais, oficinas temáticas e debates sobre o tema.

A SMS pede a colaboração e a atenção da população para se prevenir contra a proliferação do mosquito da dengue, evitando qualquer acúmulo de água parada em sua casa, ou ao seu redor, ligando para o Disque Denúncias: 0800 281 4031. O Centro de Zoonoses de Natal também faz a coleta periodicamente de pneus em borracharias, sucatas e atende a solicitação de recolhimento pelo telefone: 3232 8238. “Vamos fazer essa mobilização com ações efetivas num curto espaço de tempo, mas precisamos que a população colabore, inclusive evitando jogar lixo nos terrenos que serão limpos”, alertou Cristiana Souto,chefe da Vigilância à Saúde da SMS.