O Dia do Artesão foi comemorado na tarde desta quinta-feira (19), no Mercado Municipal de Artesanato de Natal (Artesanat), e contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa. Na ocasião, a chefe do executivo municipal viu de perto o trabalho de dezenas de artesãos que confeccionavam seus produtos no local e aproveitou para anunciar a transformação do Artesanat em Centro de Excelência do Artesanato de Natal.

“É nossa meta que o artesanato produzido em Natal seja devidamente valorizado. Só que para criar produtos de qualidade, os artesãos natalenses precisam de qualificação e apoio para a comercialização. Fiz questão de vir aqui neste evento para mostrar que nossa gestão apóia e valoriza o artesanato produzido em nossa cidade”, destacou Micarla de Sousa.

A prefeita também lembrou que a valorização do trabalho do artesão natalense contribui de forma significativa para o desenvolvimento e estímulo da atividade turística na cidade. “É por isso que transformaremos todo o espaço em torno do Artesanat na Praça de Natal. Para isso abrimos um concurso nacional para o desenvolvimento do projeto arquitetônico”, acrescentou a chefe do executivo.

Segundo Micarla de Sousa, depois das mudanças arquitetônicas, haverá uma praça que será mais um grande ponto turístico da cidade, atraindo os visitantes para conhecer a árvore de Natal permanente – que irá substituir a atual – e visitar o novo Artesanat.

“Queremos que nossos artesãos criem produtos genuinamente natalenses, para que eles possam até ser exportados”, disse a prefeita. Nesse sentido, além de melhoria na qualificação e comercialização, o papel da administração municipal também será de buscar nichos de mercado e linhas de crédito para o desenvolvimento profissional do trabalho dos artesãos locais.

Por este motivo, as comemorações do Dia do Artesão ainda contaram com a participação do vice-presidente de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Sócio-Ambiental do Banco do Brasil no RN, Luiz Oswaldo Moreira, da gerente de micro-financiamento do Banco do Nordeste no estado, Liliana Arruda, e do instrutor de associativismo do Sebrae/RN, Manoel Lucena. Os convidados proferiram palestras sobre linhas de crédito durante as comemorações, que ainda contaram com oficinas de renda, pintura e sorteios de brindes.

“Estamos implantando uma nova visão para o artesanato em Natal. O próprio espaço do Artesanat será transformado em um local para a qualificação periódica dos artesãos, assim como também de comercialização”, afirmou o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Alcedo Borges de Melo Júnior, que na ocasião representava a titular da secretaria, Rosy de Sousa.

Ao final da cerimônia, a prefeita Micarla de Sousa, em nome de todos os artesãos natalenses, fez uma homenagem especial à rendeira Maria de Lourdes de Lima, de 75 anos, moradora da Vila de Ponta Negra, e que desde os sete anos de idade confecciona a renda de bilros.