O prêmio Selo Cidade Cidadã, da Câmara dos Deputados, está na sua quinta edição e premiou este ano projetos de trânsito e transportes que fizeram link com a melhoria da qualidade de vida e mobilidade urbana.

O projeto Via Livre foi inscrito pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e além de ter sido o primeiro colocado em sua categoria, contemplando cidades acima dos 100 mil habitantes, também recebeu a melhor nota média entre todos os demais projetos inscritos.

O Projeto Via Livre, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, propõe ações voltadas para combater dois dos principais males do trânsito das grandes cidades: os engarrafamentos e o desrespeito às leis de trânsito.

Inicialmente o projeto propôs a desobstrução das vias, vedando os estacionamentos nas avenidas de escoamento do maior fluxo da cidade. Além dessa proibição aos estacionamentos irregulares, que atrapalham o tráfego, o Via Livre também propõe nova legislação para incentivar construção de garagens privadas e acessibilidade nas calçadas.