A titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Rosy de Sousa, fará hoje às 15h a entrega do fardamento das crianças e dos aolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Núcleo de CIAVV - Centro Integrado de Apoio às Vítimas de Violência. A instituição abriga um dos dez Núcleos de Ação Social (NAS) existentes no município, onde são desenvolvidas as atividades do PETI.

Cerca de cem kits de fardamento serão entregues às crianças e adolescentes usuárias do Programa. Cada um deles vem com camisa, short, tênis e meia. Segundo a coordenadora do PETI, Eunice Barbosa, o uso de uniforme padronizado contribui para o bem-estar dos alunos. [WINDOWS-1252?]“O fardamento torna todos iguais, além de contribuir para fortalecer a sensação de vínculo que os meninos tem com o [WINDOWS-1252?]Programa”, conta a coordenadora.

Essa será a segunda entrega de fardamento do PETI. Na última semana, a Prefeita Micarla de Sousa e a Secretária da SEMTAS estiveram pessoalmento no NAS Cidade Nova entregando os uniformes aos mais de 250 usuários do Programa. Amanhã, será a vez dos alunos do NAS Santarém e, na próxima semana, Alto da Torre.

Atualmente, o PETI beneficia 1.719 crianças e adolescentes usuárias do Programa através da realização de atividades socioeducativas, ligadas à música, à dança, aos esportes e às artes plásticas. A fim de combater e erradicar todas as formas de trabalho infantil, atua também junto às famílias dos usuários, promovendo um acompanhamento socioassistencial. No NAS CIAVV, um dos projetos em destaque é o Arte da Gente, que já está em sua oitava edição. Objetiva, através das oficinas de pintura, desenho, criação, dança e música, promover inclusão social às crianças e adolescentes atendidos. O CIAVV atua há dez anos em parceria com instituições governamentais e não governamentais, promovendo cursos de qualificação profissional e alfabetização, além de também oferecer serviços gratuitos na área da assistência social à comunidade.