Dando continuidade ao projeto Prefeitura Itinerante desenvolvido pela Prefeitura de Natal a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo está expondo durante toda esta semana no hall de entrada do Palácio Felipe Camarão as ações realizadas pela secretaria.

Intitulado de Natal Sustentável a Semurb está apresentando os projetos que vem sendo desenvolvidos com sucesso na cidade. Os mais procurados são Endereço da Gente e Publicidade Legal. O primeiro tem o objetivo de identificar todas as ruas e avenidas do município que ainda não possuem sinalização. O projeto está direcionado principalmente para os bairros das regiões norte e oeste. O Publicidade Legal já tirou das ruas centenas de faixas e placas irregulares diminuindo a poluição visual na cidade. “As pessoas tem aprovado esse projeto”, disse Rodrigo César estagiário do setor de informática da secretaria.

A arborização pública é uma das prioridades da Prefeitura de Natal a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está divulgando a conservação in vitro de espécies nativas desenvolvidas no laboratório de biotecnologia. Todas as mudas em exposição como o Pau Brasil, Murici, Angico e Jatobá foram clonadas e geneticamente melhoradas. Durante esta semana uma estagiária do curso de ciências biológicas está anotando os nomes de quem deseja receber mudas que serão doadas pela Semurb. “As pessoas tem muita curiosidade em saber como é feito este plantio”, disse a estudante Amanda Padilia.

A Semurb também trouxe para a Prefeitura Itinerante o Mamulengo no Parque que apresenta através da arte a importância da preservação do meio ambiente. “As pessoas estão tomando conhecimento do projeto e pedindo a participação do grupo nas escolas que fazem parte”, explicou Eliane Macedo arte educadora do Centro de Educação Ambiental da Semurb.

O projeto Rádio Semurb, um trabalho inédito entre as secretarias municipais que divulga todas as entrevistas onde a Secretaria de Meio Ambiente é citada, é mais um acervo para a população ter acesso ao que é produzido pela secretaria. Todo o material cadastrado pode ser ouvido na página da Semurb dentro do site da Prefeitura. O vídeo com as fotos de Natal ontem e hoje que exibe os projetos arquitetônicos presente na história da cidade chama a atenção pelas imagens raras do arquivo da secretaria e também está disponível na página da secretaria.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo presenteia o público com os Cds Dunas e Natal vista do Céu. “As pessoas têm gostado. Para se ter uma idéia no segundo dia de exposição mais da metade do material que trouxemos já acabou”, finalizou o estagiário Rodrigo.