A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) irá promover, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cursos de qualificação profissional para os beneficiários do Programa Bolsa Família no município. A ação faz parte do Plano de Setorial de Qualificação (Planseq) e objetiva capacitar os beneficiários para inserção no mercado de trabalho. São 14 turmas ao total, com uma média de 25 alunos cada. Essa é apenas a primeira etapa da meta geral do plano, que deverá qualificar 748 beneficiários do Bolsa Família em Natal.

Serão formadas cinco turmas de cozinheiros, três de garçons, duas de camareira, uma de recepcionista, barman, porteiro e padeiro, com carga horária de 200 horas. Os cursos são oferecidos, em sua maioria, nos horários da manhã e tarde. Duas turmas, cozinheiro e camareira, estão disponíveis à noite. Segundo a coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Lisandra Brito, a divulgação dos cursos tem acontecido por meio de cartas enviadas aos beneficiários e carro de som. “A procura pelos cursos, em sua maioria, vem da divulgação que fizemos junto às comunidades por meio do carro de som. Já estamos, inclusive, com nove turmas fechadas”, informa a coordenadora do DPSB. Aqueles que buscarem os cursos, ressalta, não serão desligados do Bolsa Família e continuarão a receber seu benefício.

Os cursos serão realizados na Casa do Menor Trabalhador, no Alecrim, no Centro Educacional Dom Bosco, na Zona Norte, na Fundação São Judas Tadeu, em Pirangi, e na Casa de Ofícios, na Av. Bernardo Vieira. Para ingressar em um dos cursos oferecidos pelo Planseq é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos e ter estudado até pelo menos a quarta série do ensino fundamental (ensino fundamental I completo). Para se inscrever é preciso ir a uma agência do Sistema Nacional de Emprego (SINE), portando a carteira de identidade (RG), o Número de Identificação Social (NIS) ou o PIS, e a Carteira de Trabalho. Aqueles que não possuam Carteira de Trabalho devem levar um documento de identidade (RG ou Certidão de Nascimento) e uma foto 3x4 para fazê-la na hora.