“A Prefeitura não vai cruzar os braços e disponibilizará o necessário para contribuir com a agilidade das obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa em reunião nesta quarta-feira (14), às 9 horas, no Centro do Investidor do Governo do Estado, com prefeitos da Região Metropolitana. Durante o encontro a chefe do executivo municipal garantiu apoio ao grupo de trabalho que está sendo criado para viabilizar e agilizar a conclusão do aeroporto.
Micarla de Sousa designou o secretário municipal de Integração e Articulação de Ações Governamentais, João Faustino, para ser o representante da Prefeitura no grupo de trabalho. “A cidade de Natal é a maior beneficiária do aeroporto de São Gonçalo porque vai atrair turistas do mundo inteiro, além de investidores e recursos”, ressaltou.
Para Micarla de Sousa, o grupo de prefeitos da Região Metropolitana precisa agilizar o trabalho de entrosamento entre os municípios visando a conclusão da obras do Aeroporto de São Gonçalo. “Nos últimos anos a prefeitura do Natal não cumpriu seu papel de integração e sabemos que isso prejudicou o desenvolvimento de setores como transportes e saúde”, explicou a prefeita. “Vamos modificar essa postura. O aeroporto será um marco divisional para nossa cidade também”, completou.
“Não podemos deixar essa oportunidade fugir”, enfatizou a prefeita na reunião que tratou do planejamento urbano e de ocupação do solo na área do aeroporto de São Gonçalo. “Será uma estrutura internacional que valorizará Natal”, disse Micarla de Sousa.
O grupo de estudos de viabilidade do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, coordenado pelo Governo Federal, avaliou na reunião aspectos como o plano urbanístico, mobilização da sociedade, impacto em transportes, planos turísticos e integração ao plano-diretor do município.
No projeto do aeroporto a prefeitura de São Gonçalo do Amarante tem a responsabilidade de preparar os licenciamentos e as adequações ao plano diretor na execução das obras. “Estamos nos empenhando ao máximo no andamento de todo o processo”, afirmou o prefeito do município, Jaime Calado, presente na reunião.
O prefeito disse ainda que irá articular politicamente ações no âmbito dos estudos sociais, econômicos, estruturais, técnicos e de impacto ambiental para o aeroporto, em parceria com Natal e municípios vizinhos.

Obras

Até o momento, foi concluída a pista principal do aeroporto de São Gonçalo (com três quilômetros de extensão e 60 metros de largura) e a pista de taxiamento, além da terraplanagem e de projetos na área de implantação dos terminais de embarque e desembarque.
Segundo o prefeito Jaime Calado, o município está preparando a execução das obras dos acessos rodoviários ao aeroporto, para a desapropriação de imóveis - objetivando assim respeitar a área isofônica, que isola as residências vizinhas do barulho causado pelas aeronaves.