Os alunos dos 6º e 7º anos da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, em Felipe Camarão estão tendo uma oportunidade única na manhã desta terça-feira, 25 de agosto. É que eles ouvirão a palestra “O Folclore e a Importância de Veríssimo de Melo para o tema”, com os seguintes participantes: Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras; Severino Vicente e Gutemberg Costa, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Folclore do Rio Grande do Norte.

“A realização dessa palestra faz parte de uma das ações do Projeto desenvolvido pelos professores do turno Matutino da Escola sobre o Folclore, e para nós que fazemos parte dessa comunidade é motivo de muita satisfação termos sido agraciados com a contribuição valorosa dessas três figuras importantes para a cultura popular do Rio Grande do Norte e ver que são pessoas que, apesar dos compromissos, de uma agenda difícil, se dispuseram a presentear os nossos alunos, carentes, de periferia com esse evento”, declarou o diretor da Veríssimo de Melo, Walker Francis.

De acordo com o diretor, a comunidade de Felipe Camarão dispõe se uma rica história na cultura popular e, seu cotidiano “respira” muito de elementos folclóricos, diariamente, muitas vezes sem sequer perceber. “Pouca gente em nossa  cidade  conhece  a  verdadeira  realidade  da população que mora nessa localidade. Aqui temos o boi-de-reis do saudoso Mestre Manoel Marinheiro que segue firme sob a liderança de sua viúva Dona Iza, os mamulengos do saudoso Chico Daniel, a Rabeca do Mestre Cícero, vários grupos de capoeira, artesãos que mostram sua arte em feiras e mostras de artesanato pela cidade (alguns que ainda não conseguiram espaço, tentam comercializar seus produtos no bairro mesmo), enfim, nossa comunidade sofre com a discriminação, com uma imagem que parece ter ficado enraizada na cabeça dos natalenses devido principalmente  aos noticiários de jornais que, de forma  muito contundente, veicula quase que diariamente matérias policiais e pouco se preocupa em divulgar ações importantes dessa natureza”, diz Walker Francis.

Na ocasião da palestra, o imortal Diógenes da Cunha Lima fará a doação de um quadro com a foto do Patrono da Escola, Veríssimo de Melo. A Escola fica na Rua Rainha do Mar, s/n - Felipe Camarão.