A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) promove hoje, no SEBRAE de Lagoa Nova, uma capacitação para 100 assistentes sociais temporários, recentemente contratados para atender ao Programa Bolsa Família. O objetivo da ação é informar e orientar os novos profissionais sobre o processo de revisão cadastral e averiguação do Tribunal de Contas da União (TCU).

A titular da SEMTAS, Rosy de Sousa, enfatiza a importância da ação desenvolvida pela Secretaria através do Cadastro Único. “O município está investindo pesado para que o Programa Bolsa Família chegue a cada vez mais pessoas. As novas contratações temporárias foram feitas para garantir que não haverá perda do benefício por parte das famílias que por ventura ainda não tenham realizado o recadastramento, bem como para investigar beneficiários em situação irregular”, explica a gestora.

Funcionários do Cadastro Único, instrumento de coleta de dados no município que identifica famílias em situação de pobreza, estarão repassando as diretrizes do trabalho a ser desenvolvido nos próximos meses. Até 31 de agosto, quase 18 mil famílias receberão visitas domiciliares dos assistentes sociais, que irão coletar dados gerais atualizados sobre o domicílio e os residentes, bem como seus documentos, situação escolar e nível de qualificação profissional. Já as 11 mil famílias em situação de irregularidade identificadas pelo TCU serão visitadas até 30 de setembro e terão sua situação averiguada. É o caso, por exemplo, de beneficiários falecidos, que não residem mais com a família ou no município, ou ainda cujos bens não correspondam ao que foi oficialmente declarado.

Os assistentes sociais também estarão realizando trabalho de encaminhamento das famílias beneficiárias ao posto de recadastramento mais próximo. Desde o início da descentralização do Cadastro Único, foram criados 14 novos postos, além dos cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para melhor atender à demanda. A meta a ser alcançada é de 50 atendimentos a cada semana por assistente social. Cada um deles terá uma carga de 40 horas semanais a ser cumprida e a divisão de atuação foi feita por bairros.
Durante a capacitação, os novos assistentes sociais conhecerão o Cadastro Único, o Programa Bolsa Família, tirarão suas dúvidas, aprenderão como se dá o preenchimento de cadastro, carta de notificação da revisão cadastral e ficha de acompanhamento. Às 11h30, a Prefeita Micarla de Sousa estará presente na capacitação. A chefe do executivo irá falar sobre a importância do recadastramento.