As linhas gerais do Estudo Prévio de Impacto Ambiental da construção da Arena das Dunas foram apresentadas nesta quarta-feira  (12), em audiência na Câmara Municipal de Natal. A previsão é de que o licenciamento prévio da obra seja liberado até 27 de agosto, quatro dias antes do fim do prazo exigido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Representante da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep), contratada pela Prefeitura de Natal para elaborar o estudo, Luciano Coutinho explicou aos vereadores e demais presentes alguns detalhes do EIA. As informações já foram repassadas à Semurb, secretaria responsável pela concessão da licença prévia.

A audiência foi proposta pelo vereador Heráclito Noé e reuniu o titular da Semurb, Kalazans Bezerra. Ele enfatizou o papel da Prefeitura do Natal para a realização da Copa. De acordo com o secretário, está se trabalhando de forma integrada com outras secretarias do Município e dentro do cronograma estabelecido pela FIFA. “Para Natal não será necessário postergar os prazos.

As licenças serão emitidas no tempo estabelecido”, destacou Kalazans Bezerra.

O vereador Heráclito Noé ressaltou a relevância de despertar na sociedade a importância do evento e a preparação da cidade para recebê-lo, com destaque para área de segurança pública.

Uma comissão multidisciplinar foi formada para aprofundar os estudos do projeto. Kalazans revela ainda que até o dia 27 de agosto todas as análises estarão concluídas para não deixar Natal de fora da Copa.

O secretário de Turismo do Estado, Fernando Fernandes, destacou ainda, que a preocupação da FIFA no cumprimento dos prazos decorre do insucesso da África do Sul, país sede da Copa o Mundo de 2010, em não ter cumprido o estabelecido quanto a construção dos estádios. Além disso, enfatizou o cumprimento dos prazos pelo poder público desde o início dos estudos para a Copa em Natal.

Leonardo Tinoco lembrou que o estudo não é de viabilidade econômica, mas sim uma base cientifica para balizar as tomadas de decisões do poder público.

Além de vereadores, compareceram à audiência representantes da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, das Secretarias de Estado de Segurança Pública, Esporte e Lazer, além de técnicos da Semurb.