Saci, mula-sem-cabeça e capoeira, dentre outras manifestações folclóricas, também são assuntos que podem ser abordados em sala de aula. Pensando na importância do estudo dessas e de outras tradições populares, a equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Stella Lopes, no bairro de Nova Natal, desenvolveu o projeto Roda Cultural, voltado para o estudo e difusão do folclore por meio de atividades e apresentações culturais.

O projeto é realizado desde 2006, sempre durante as sextas-feiras do mês de agosto, no qual no dia 22 é comemorado o Dia do Folclore. As apresentações são elaboradas a partir do conteúdo trabalhado em sala de aula e englobam brincadeiras, música, comidas típicas, dança, cantiga de roda, lendas, adivinhação entre outras manifestações da cultura popular.

De acordo com a coordenadora do turno da manhã, Rosemeire Araújo, a elaboração das atividades conta com a participação dos alunos, que dão sugestões e opinam sobre o assunto estudado. Rosemeire conta também que, nos primeiros anos, o projeto era restrito aos muros da escola, mas devido ao retorno positivo após a primeira edição, a equipe do Stella Lopes optou por abrir o Roda Cultural para a participação da comunidade, no ano seguinte à sua criação. Desde então, o bairro ganhou nas sextas-feiras de agosto genuínas celebrações da cultura popular.

“Depois que abrimos para a participação da comunidade, o projeto passou a ter um sentido a mais, que é o de integrar a população do bairro, além de divulgar o nosso folclore”, destaca a professora Rosemeire Araújo.

Em 2009, a Roda Cultural conta com a participação de 450 crianças entre 04 e 06 anos, divididas em oito turmas. A programação do projeto teve início no dia 07 de agosto e prossegue até o dia 28, com apresentações nos turnos matutinos e vespertinos. As apresentações são abertas ao público.

Cronograma do projeto Roda Cultural 2009:

14/08: Turmas das salas 02 e 05 – professoras Ângela e Rute – matutino: 10h às 11h – vespertino: 16h às 17h;

21/08: turmas das salas 03 e 04 – professoras Jô, Milena e Janaina – matutino: 10 às 11h - vespertino: 16h às 17h;

28/08: turmas das salas 06 e 08 – professoras Laura, Marisa e Jaciara – matutino: 10 às 11h – vespertino: 16h às 17h.